Nutrição

Economia no bolso e saúde na mesa com as 5 frutas do inverno

Frutas ricas em vitamina C estão em alta, o que ajuda a aumentar a imunidade e se livrar das doenças mais comuns no frio

Foto: Shutterstock

São inúmeros os benefícios em consumir as frutas de cada época. O principal deles é encontrar frutas nas suas melhores condições, uma vez que o clima está propício para que se desenvolvam.

Como tem melhores condições para plantio e crescimento, as colheitas são maiores e tem maior qualidade nutricional, o que traz ótimos preços para o consumidor e frutas com mais nutrientes e vitaminas.

Veja as indicações das frutas que estão na época e de uma receita simples de fazer preparada pela equipe de nutricionistas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo:

1) Carambola: rica em fibra dietética, que ajuda na digestão e evita a absorção do colesterol ruim pelo intestino e antioxidantes naturais, principalmente vitamina C, que ajuda a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e combate os radicais livres que causam envelhecimento precoce. É fonte de vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina e piridoxina, que ajudam no metabolismo, de potássio, fósforo, zinco e ferro, que auxiliam no bom funcionamento do organismo. Pode ser consumida in natura, em bolos, tortas, saladas entre outras preparações.

2) Limão: fruta cítrica que contém vitaminas do complexo B e vitamina C, apresentando propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Auxilia também no fortalecimento do sistema imunológico. Toda a fruta, polpa, suco, casca e raspas, são utilizados para fins culinários de diversas formas.

3) Maçã: fruta rica em antioxidantes, água e vitaminas. Pode ser consumida in natura, salada de frutas, pães, bolos, tortas, sucos e vitaminas, de preferência com casca. Possui pectina, uma fibra solúvel que auxilia na diminuição do colesterol sanguíneo e no bom funcionamento intestinal, além de apresentar baixo índice glicêmico.

4) Mamão papaia: É rico em vitaminas, principalmente a vitamina C que é antioxidante e auxilia no combate aos radicais livres e fortalece o sistema imunológico e a vitamina A, que é importante para a saúde da pele e da visão. As fibras encontradas em grande quantidade, ajudam no bom funcionamento intestinal. O mamão pode ser consumido in natura ou em vitaminas, bolos e doces.

5) Tangerina Poncã: A fruta é rica em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. É fonte de fibras, que ajudam a manter a regulação do intestino. Minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio também estão presentes na tangerina e ajudam a manter o bom funcionamento do organismo. A fruta é versátil e pode ser utilizada na culinária em bolos, tortas, saladas e, na sua melhor forma, in natura.

Você também vai gostar

Nutrição

Especialista explica quais opções de frutas são boas para comer à noite pois favorecem o sono e quais podem atrapalhar

Nutrição

Nutricionista lista frutas que ajudam a ganhar massa muscular e devem fazer parte da sua dieta criada para esse objetivo

Corrida

Treinador explica como é possível manter os treinos de corrida mesmo no frio, quando muitas pessoas acabam deixando a prática de lado

Saúde

As baixas temperaturas têm diversos efeitos no corpo humano, inclusive uma maior rigidez muscular e articular

Sair da versão mobile