Frutas são riquíssimas em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, tudo o que o corpo precisa para se manter saudável. Mas o que dizer da sua balança? Será que, apesar de todos os benefícios, essas delícias podem sabotar a sua dieta e jogar contra todo o esforço que você tem feito para perder peso?
Talvez esse seja um dos assuntos mais controversos no mundo da nutrição. O Vigilantes do Peso, o mais respeitado (e seguido) método de perda e manutenção de peso do mundo, causou uma reviravolta uns anos atrás ao anunciar a reformulação de seu programa de pontos, liberando as frutas in natura, que passaram a valer zero ponto. Antes disso, por exemplo, uma banana tinha quase os mesmos pontos que um biscoito recheado. Quase que ao mesmo tempo, gurus do emagrecimento, entre eles Pierre Dukan, anunciaram que os carboidratos é que fazem engordar. Portanto, as frutas, ricas nesse nutriente, deveriam ser vetadas. A dieta Dukan só libera frutas – e ainda assim, uma por dia – depois da segunda semana. Foi o que bastou para que a imensa maioria das pessoas que desejam ou precisam reduzir o peso ficasse confusa. Afinal, pode ou não pode comer fruta quando se está de regime?
O cardápio certo para treinos matinais
Bolo de chocolate ajuda a emagrecer
A resposta não é tão fácil assim. “O consumo de frutas é de extrema importância para aumentar o aporte de vitaminas, minerais e fibras na alimentação. No entanto, como qualquer outro alimento, é importante planejar a quantidade a ser consumida e o melhor momento para ingeri-las”, conta Deilys Gonzalez, nutricionista do Instituto de Pesquisas, Ensino e Gestão em Saúde (IPGS). Ou seja, durante uma dieta de emagrecimento, não se pode abusar das calorias. E as frutas mais energéticas, por assim dizer, entram no pacote.