Treinos

Hipertrofia máxima: como fazer rest-pause e ir até o limite no treino

É mais uma técnica avançada para os seus ganhos no “shape sarado”

Hipertrofia máxima - Shutterstock

De forma geral, a hipertrofia corresponde ao aumento do tamanho e volume dos músculos por conta da sobrecarga. Esse objetivo é possível com exercícios intensos e alimentação regrada. Porém, um auxílio é sempre bem-vindo para manter-se sarado e nesse sentido veja na sequência como fazer rest-pause para hipertrofia máxima.

Primeiramente, o que é rest-pause?

“Diferente do drop-set, que foca muito a hipertrofia e a resistência muscular localizada, o rest-pause foca muito na hipertrofia e no ganho de força por se trabalhar com a mesma carga com um pequeno período de recuperação parcial do substrato energético”, garantiu o personal trainer Leandro Twin.

Como praticar o rest-pause na hipertrofia máxima?

“Vamos assumir que estamos aqui com supino 4×10, fazemos as três primeiras séries até a falha normalmente e na quarta série nós também vamos até a falha. Porém, ao finalizar colocaremos a barra sob repouso e vamos contar de 5 a 15 segundos, ou seja, um descanso muito pequenininho”, detalhou Twin.

Leandro reitera de que não precisa se preocupar com o número de repetições, que irá cair a cada vez e não significa problema. Assim, a intenção é usar a carga com baixa recuperação do substrato energético para algumas repetições a mais. Detalhe que se pode fazer em qualquer exercício, isto é, não fica restrito para o supino.

“Tiramos a barra novamente e vamos fazer quando repetições saírem. Provavelmente, vai sair algo em torno de dois a quatro movimentos caso você tenha levado realmente até a falha o exercício. Você guarda novamente a barra, conta de 5 a 15 segundos e volta a fazer uma série até a falha. Guarda a barra e repete o processo pela última vez, ou seja, três vezes seguidas”, comentou o profissional.

Palavra final

“É importante frisar que no rest-pause nós não diminuímos a carga em nenhuma hipótese! Se for necessário um tempo de intervalo um pouco maior, usamos no máximo os 15 segundos. Normalmente utilizamos 5 segundos para exercícios monoarticulares ou de músculos pequenos e de 10 a 15 segundos para exercícios multiarticulares ou exercícios muito pesados”, concluiu Leandro Twin.

Você também vai gostar

Corrida

Muitos definem a corrida como “exercício do prazer”

Treinos

É um tipo de conselho que pode impactar a performance do praticante

Nutrição

Veja como incluir essa iguaria no seu cardápio fitness sem nenhum tipo de prejuízo para a saúde

Treinos

O ritmo desse treino é de acordo com condicionamento físico de um sujeito

Sair da versão mobile