Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Entenda como o horário de verão pode afetar o seu treino

Conversamos com dois especialistas e eles contam os efeitos do horário de verão na hora de treinar e o que acontece com o seu corpo! Confira

horário de verão
Foto: Getty Images

Sabemos que no horário de verão, que neste ano começa no dia 15 de outubro, temos que adiantar o relógio em uma hora. Mas o corpo não entende bem essa mudança, já que os nossos hábitos acabam se adiantando em uma hora. Você toma café uma hora mais cedo, almoça mais cedo, treina mais cedo e por aí vai até a hora de dormir. O seu corpo ainda está adaptado ao horário anterior e, de repente, vê tudo antecipado. Imagine só a confusão que isso causa.

Para tentar entender essa dinâmica, conversamos com dois especialistas que vão ajudá-lo a entender como isso afeta o seu corpo e o que você pode fazer para diminuir esses impactos do horário de verão. Veja abaixo!

Afinal, qual impacto dessa mudança de horário para o seu corpo?

Segundo o médico do esporte Sergio Pistarino Jr., as principais mudanças são hormonais. Várias glândulas e hormônios acabam se alterando por causa do novo horário. “Isso é bem comum e confundido com jet lag (tradução livre: atraso de voo), distúrbio do sono que acontece quando a pessoa viaja pra um lugar que tem fuso horário muito diferente. Neste caso, o principal hormônio que se altera e que tem uma relação forte com atividade física e performance é o cortisol”, explica Pistarino.

O cortisol é responsável pelo nosso despertar e, indiretamente, pelo nosso adormecer. Ao longo do dia ele se eleva e de noite se equilibra, tendo uma relação íntima com a luz do sol, a alimentação, o apetite, a disposição, o cansaço e, consequentemente, com a performance.

Quando adiantamos o relógio em uma hora, esse hormônio teria que fazer um pico a partir do momento que acordamos. Assim, nessa primeira hora, você ainda vai ficar bem lento e cansado, com dificuldades de levantar da cama, e isso vai refletir em tudo que você fizer ao longo do dia.

Como o horário de verão pode afetar o seu treino?

Quem treina pela manhã nos primeiros dias sente muito mais, porque quando acordamos ainda estamos lentos, a adrenalina não bate e o rendimento cai. Agora, quem treina de noite já não muda tanto porque o hormônio está elevado durante o dia. O único problema será na hora de dormir, porque depois de praticar a atividade e principalmente, se ela for muito intensa, a obrigatoriedade de dormir uma hora mais cedo vai causar uma demora para dormir. Assim, você dorme menos e vai ter mais dificuldade de acordar no dia seguinte.

No entanto, é bom lembrar que o exercício físico é primordial pra tratar e melhorar os efeitos do jet lag. Apesar de todo o impacto, o horário de verão também estimula as pessoas a praticarem mais esporte, já que ao sair do trabalho e ainda estar claro, isso acaba incentivando as pessoas a caminhar, ir à praça fazer exercícios ao ar livre… o que de maneira geral acaba gerando maior adesão às atividades físicas.

Como se preparar para encarar esse horário?

Especialmente para atletas de alta performance, essa mudança de uma hora pode trazer efeitos ruins no rendimento. Então, a dica para esse atleta é de 10 a 20 dias antes começar a se acostumar com o horário, começar a dormir mais cedo de forma progressiva: 15, 20, 30 minutos até fazer tudo uma hora antes. Quando o horário de verão mudar, ele já estará totalmente adaptado.

Agora, confira dicas do educador físico Lucas Florêncio para melhorar seus treinos:

Fonte: educador físico Lucas Florêncio, professor da Bio Ritmo / médico do esporte, Sérgio Eduardo Pistarino Jr.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Treinos

Outra opção para evitar aquela “velha” desculpa da “falta de tempo”

Ganhar massa muscular

O princípio básico para evitar esse problema é o meio termo

Treinos

Outro motivo para mulherada aderir ao esporte no dia a dia

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Treinos

Esse tipo de questionamento é comum principalmente para o iniciante

Nutrição

É mais um tópico abordado com intuito de desvendar os mitos

Ganhar massa muscular

Detalhe que a mudança pode ser feita de acordo com a evolução