Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Inverno: como reduzir os impactos da estação no corpo

Gordura localizada, estrias, flacidez e celulite tendem a piorar no inverno. Descubra como eliminar os quatro problemas sem sair de casa

Como cuidar do corpo no inverno: elimine em casa 4 problemas comuns da estação / Foto: Shutterstock
Como cuidar do corpo no inverno: elimine em casa 4 problemas comuns da estação / Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

Nosso corpo pode ficar menos à mostra no inverno, mas ele ainda sente os impactos da estação. “A pele do corpo também sofre com a ação dos agressores externos, como o frio e o clima seco. E, como muitas pessoas acabam esquecendo de cuidar do corpo durante o inverno, principalmente com relação a hidratação, é comum que a pele acabe sofrendo com ressecamento e descamação”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra e especialista em dermatocosmética.

A falta de cuidados com o corpo é agravada por uma série de outros maus hábitos, que se intensificam no inverno. São exemplos especiais a baixa disposição para praticar exercícios físicos e o aumento do consumo de alimentos calóricos, o que já é comumente esperado da estação.

“Para se manter aquecido no frio, o organismo gasta mais energia, então o metabolismo tende a ficar mais acelerado e a alimentação é fundamental para repor essas calorias despendidas. E o grande desejo durante o inverno, para compensar essa perda calórica natural, é o consumo de alimentos hiperpalatáveis, que tendem a ser mais saborosos por serem ricos em gordura, sódio, açúcar e carboidratos”, afirma a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Advertisement. Scroll to continue reading.

Como reduzir os impactos do inverno no corpo

Com todas as suas características, o inverno se torna a estação do ano com mais riscos para o corpo, especialmente a flacidez, a gordura localizada, a celulite e as estrias. A cosmiatra Ludmila Bonelli revela como se livrar dos problemas em casa:

Flacidez

O aumento do consumo de alimentos calóricos no inverno, especialmente aqueles ricos em açúcares, pode levar a um processo conhecido como glicação, que está diretamente relacionada ao surgimento de flacidez. Como explica Ludmilla, a glicação é um processo em que o açúcar liga-se às fibras de colágeno, endurecendo, alterando e destruindo sua estrutura. 

“Como o colágeno é responsável por sustentar o tecido cutâneo e as moléculas de água em seu interior, tornando assim a pele mais firme e hidratada, a danificação dessas fibras pela glicação pode favorecer o surgimento e a piora da flacidez da pele”, elucida a especialista.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Para eliminar a flacidez, cuidar da alimentação é fundamental, diminuindo o consumo de certos produtos. “E não é só o doce. O açúcar também está em outros alimentos como os carboidratos”, ressalta a cosmiatra. De acordo com ela, alguns dermocosméticos também podem ajudar a reduzir a flacidez.

Gordura localizada

Com a diminuição da prática de exercícios e o aumento do consumo de alimentos calóricos no inverno, é muito comum o surgimento da tão temida gordura localizada. Ela surge assim que ganhamos uns quilinhos extras, e geralmente aparece onde já temos gordura acumulada.

“O problema com a gordura localizada é que, em muitos casos, mesmo uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos em dia não são capazes de eliminá-la”, destaca Ludmila. 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Para eliminar o problema de fato, a cosmiatra recomenda a utilização de cosméticos que sejam capazes de penetrar profundamente na pele para promover lipólise, isto é, a quebra das células de gordura. Ela acrescenta que a suplementação também pode potencializar a redução da gordura localizada.

Estrias

Com o ganho de peso, o próximo problema bastante frequente do inverno é o surgimento de estrias. Elas são ainda mais comuns em peles que não estão sendo devidamente cuidadas. Ludmila explica que ganhar medidas de maneira muito rápida faz com que as fibras elásticas da pele não consigam acompanhar o estiramento do tecido cutâneo, por isso acabam se rompendo.

Elas aparecem geralmente em regiões como abdômen, seios, coxas, braços e glúteos. “Inicialmente, essas estrias são vermelhas devido ao sangramento causado pelo rompimento dessas fibras, mas, após o processo de cicatrização, adquirem aquela coloração branca característica”, revela a profissional.

Advertisement. Scroll to continue reading.

A especialista ressalta que a melhor maneira de lidar com as estrias é preveni-las, o que pode ser feito através do uso de cosméticos hidratantes que sejam capazes de regenerar a pele, estimulando a produção de colágeno e mantendo sua elasticidade.

Celulite

A celulite também está associada ao ganho de peso e ao enfraquecimento das fibras de colágeno, dois problemas muito frequentes no inverno. Ela ocorre principalmente em pessoas com predisposição genética, e é comum em mulheres com sobrepeso.  “A celulite é uma inflamação do tecido adiposo, com as células gordurosas apresentando excesso de gordura em seu interior e deformidade da parede, o que leva ao surgimento de irregularidades na superfície da pele”, explica Ludmila.

Para o tratamento da celulite, Ludmila recomenda o uso de cosméticos que promovam redução da gordura ao mesmo tempo em que melhoram a firmeza da pele. “Existe tratamento para a alteração estética da celulite, mas eles devem ser iniciados após o paciente ter consciência da importância da mudança do estilo de vida, senão não haverá resultado”, adverte a especialista.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Conforme a cosmiatra, os principais maus-hábitos relacionados ao desenvolvimento e piora da celulite são: 

  • Dieta inflamatória (com consumo de alimentos de alto índice glicêmico);
  • Sedentarismo;
  • Obesidade;
  • Baixa ingestão hídrica.
Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Saúde

Nutrólogo revela 7 atitudes que podem garantir uma vida saudável. Exercícios físicos e alimentação estão entre as recomendações

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido