Nutrição

Maca peruana emagrece? Aumenta a testosterona? Entenda os efeitos

O consumo consciente pode acelerar a conquista de resultados esportivos e estéticos

Maca peruana - Shutterstock

Se você pratica alguma atividade esportiva ou frequenta a academia, provavelmente, já deve ter ouvido falar em maca peruana. Afinal, esse tipo de produto costuma prometer inúmeros benefícios estéticos e de desempenho. Como aumento da libido, testosterona alta, ganho de massa muscular e até mesmo emagrecimento.

O que é a maca peruana

“É rica em alcaloides, flavonoides e glicosídeos, ou seja, nutrientes antioxidantes. Considerada um superalimento, pois é um fitoterápico, rico em fibras, gorduras essenciais, aminoácidos e minerais, incluindo cálcio, magnésio, fósforo, zinco e ferro. A raiz tuberosa da maçã peruana tem sido utilizada há séculos como planta alimentar e medicinal e sua procura é motivada pela relação com o aumento da vitalidade, promoção da libido, aumento da fertilidade e do desempenho sexual de homens e mulheres”, afirmou com exclusividade para o Sport Life a nutricionista da MedSculp Dra. Fernanda Dal’Moura.

A importância da maca peruana para quem treina

O consumo pode acontecer antes ou depois do treino, afinal, a maca peruana exerce função no desempenho esportivo com “dose extra” de energia para o “play”. Mas também ajuda na redução da fadiga e dores musculares devido a redução da concentração de ácido lático e malônico.

O que acontece com a testosterona

A sugestão de quantidade diária de maca peruana é de 1g até 5g, fato que não a impede de algumas ponderações. “Vale lembrar que existe um tipo específico para homens e um para mulheres. Isso porque a primeira apresenta estímulo à produção de testosterona e aumentando também a quantidade de sêmen. Desse modo, se for utilizada por uma mulher, pode desregular a produção desse hormônio no corpo dela. Outra diferença quanto às macas é que elas podem ser encontradas em cápsulas ou em pó. Em ambos os casos, a dosagem recomendada permanece a mesma”, explicou Fernanda.

A maca peruana carrega a “fama” de influenciar no aumento de massa muscular, produção de hormônios e no vigor físico, o que permite que os treinamentos sejam de alta intensidade. “Outro ponto interessante da suplementação de maca peruana é o fato dela diminuir a fadiga muscular e o cansaço, o que vai gerar mais foco e resultados”, acrescentou a profissional.

Após ter a sua coloração externa removida, a coloração do tubérculo é bege, principalmente, levemente mais escura do que a maçã peruana amarela. Outra diferença para maçã tradicional é o seu potencial antioxidante.

É verdade que maca peruana ajuda a emagrecer?

“Auxilia no emagrecimento já que pode ser usada como suplemento, pois melhora os níveis de energia e aumenta a disposição. Vale ressaltar que esses benefícios são uma associação de um estilo de vida saudável com alimentação, exercício físico e saúde mental. Todo e qualquer suplemento alimentar merece avaliação e orientação de um profissional de nutrição de acordo com as necessidades individuais. A quantidade de carboidratos complexos na maca peruana promove uma sensação de saciedade e por isso ajuda a reduzir o apetite. Além disso, o alimento é rico em fibras que ajudam no funcionamento do intestino”, finalizou a Dra. Fernanda Dal’Moura.

Você também vai gostar

Corrida

Muitos definem a corrida como “exercício do prazer”

Treinos

É um tipo de conselho que pode impactar a performance do praticante

Nutrição

Veja como incluir essa iguaria no seu cardápio fitness sem nenhum tipo de prejuízo para a saúde

Treinos

O ritmo desse treino é de acordo com condicionamento físico de um sujeito

Sair da versão mobile