Maria Vitoria Falcão, mais conhecida como nutri Vi Falcão pelos seus seguidores no Instagram, vem não apenas ensinando lições de sua profissão, mas também de vida. O combo, conhecimento e simpatia, a fez uma nutricionista diferenciada.
Ao compartilhar fotos de comida ou até de antes e depois, Maria Vitoria Falcão serve de inspiração para muitas pessoas que têm dificuldade de encontrar um equilíbrio. Apesar de ter se formado em nutrição, a profissional também enfrentou dificuldades relacionadas à alimentação e imagem.
Como tudo começou
Ensinada a ter hábitos relativamente saudáveis, Vitoria sempre comeu salada e vegetais, mas de vez em quando uma proteína frita fazia parte de seu prato. A sobremesa era algo muito esporádico em seu dia a dia por seus pais não serem viciados em doces. “Para você ter noção, eu nunca fiz um brigadeiro de panela na vida. Tomei milkshake pouquíssimas vezes e comi churros uma única vez”, relembra as guloseimas que já experimentou.
Apesar de ter esse certo equilíbrio, a preocupação com peso e aparência sempre estiveram presentes. “Sempre tive uma relação de apego com a comida, sempre me apeguei ao estético e sempre quis saber o que os alimentos faziam no corpo e como isso influenciava”, explica o motivo pelo qual escolheu sua profissão. A formação de nutricionista deu base para Maria Vitoria Falcão descobrir os alimentos e dietas para seu corpo.
Se por um lado o conhecimento técnico foi positivo para esse aprimoramento, por outro ele foi negativo por estar a todo tempo dentro do assunto. “O fato de estar exposta a tanta informação, pensando e lidando com isso o dia inteiro, às vezes me perturbava e fazia com que eu me perdesse no meio de tudo”, conta.
Ela também revela que já passou por um transtorno. “Querer melhorar, mas não conseguir, ou lutar contra alguns pensamentos… Foi muito complicado lidar com a ideia de mudanças e não ser 8 ou 80”, explica as dificuldades de lidar com a informação e questões próprias.
Ao falar sobre tudo isso, Vitoria é grande inspiração para seus seguidores que também buscam encontrar seu equilíbrio de forma saudável. “Hoje encontrei um meio termo, que é mais legal do que tanto radicalismo, afinal, é muito mais legal ser DIFERENTE do senso comum”, sublinha.
Superação e fonte de inspiração
Recentemente, ela também revelou que conseguiu engordar 7kg após superar restrições e neuras. “Eu mesma me auto sabotava e eu mesma me boicotava”, diz. E explica: “A questão não era nem na ingestão de comida, pois eu comia até mais do que como hoje, mas sim no medo que eu tinha em comer e na apreensão, culpa e compensações. Eu comia e ia me matar no treino. Ou eu nem comia e já me sentia tensa por TALVEZ comer. Era uma relação bem doentia mesmo”.
Maria Vitoria Falcão ao compartilhar essas questões em seu Instagram prova que é preciso buscar um meio termo em relação a dietas. “Comida não é tudo. O corpo, menos ainda. Muita gente se apega e se prende muito ao estético ou a restrições alimentares e acaba perdendo muito tempo e dando importância a coisas muito pequenas”, aconselha a profissional.
E deixa um recado importante para quem enfrenta algo parecido. “A nossa vida é tão valiosa e tão preciosa. Ao invés de pesar comida, pese o valor do seu sorriso. Nada vale mais do que um corpo saudável e uma mente feliz!”.