Melhore a saúde mental sem sair de casa com a prática do Yoga

Ainda tem dúvida do benefício de realizar as atividades em casa durante o isolamento social? Confira como o Yoga ajuda sua saúde mental!

Melhore a saúde mental sem sair de casa com a prática do Yoga
Foto: Shutterstock

É inegável o aumento de estresse, e de problemas decorrentes da saúde mental, em grande parte da população, decorrente do isolamento social nos últimos 12 meses. Por isso, práticas como o Yoga se tornam ainda mais importante nesse período.

‘Ah, mas é muito difícil realizar essa atividade em casa’. Se você ainda usa isso como desculpa, pode esquecer: a professora Daniela Matos ensina como moldar seu lar para praticar a Yoga. Confira!

“O mais importante é querer. Sou instrutora de Kundalini Yoga, então, no meu caso, é interessante ter uma almofada ou um lugar confortável para se sentar. Além disso, se se o piso for muito duro ou gelado é importante colocar um tapetinho de Yoga também. Se você mora em um lugar onde abrir a janela te traz paz, sugiro que deixe a janela aberta durante a prática, deixando a luz natural entrar. A ideia é criar um ambiente natural, com ar fresco. É super importante tomar água durante o processo. Água é o elemento relacionado com as nossas emoções. Como objetivo do Yoga é trazer o equilíbrio entre o corpo, mente e a alma, estar hidratado é fundamental”, conta.

Além disso, a profissional reforça a necessidade de criar um ambiente tranquilo. “É importante estar em silêncio e não ser incomodado durante a prática, para que você possa extrair o melhor, doando para si mesmo, um tempo de qualidade”, complementa.

Yoga e saúde mental

O tema da saúde mental está sendo discutido ainda mais recentemente. Por isso, aumenta a importância de atividades, como o Yoga, para conseguir aliviar o estresse do cotidiano. “Eu diria que a prática é essencial. Estamos passando por uma transformação na maneira que vivemos, e a única maneira de enfrentar esse desafio e seguir adiante. O principal benefício do Kundalini Yoga é o fortalecimento do sistema nervoso. Por isso é essencial a prática diária, em especial nesse momento desafiador que estamos vivendo. “, aponta.

“Esses longos períodos de estresse intenso que estamos passando, nos deixam em um estado permanente de ‘lutar ou correr’ (fight or flight), baixando a nossa imunidade, e não nos deixa raciocinar. Isso é muito prejudicial de diversas formas. Para acalmar o sistema nervoso, reativar o sistema nervoso parassimpático, que é responsável por nos trazer tranquilidade e paz, tem o poder de melhorar a imunidade, para isso, temos que exercitá-lo diariamente. Estamos em uma maratona, não em uma prova de velocidade. Então, precisamos preparar o corpo, mente e alma para essa jornada”, complementa Daniela.

E, claro que a ajuda de quem mora junto é bem-vinda. Tentar fazer com que toda família se junte nesse momento irá ajudar a ter melhores resultados. “É sempre melhor praticar junto com alguém, contudo, não é legal forçar. Se a pessoa não quiser fazer, vá praticando sozinho, aos poucos você vai colher os benefícios e a pessoa vai notar. Ela será estimulada pelos seus benefícios em praticar também”, encerra.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você