Benefícios do milho: 3 motivos para incluí-lo na dieta

Fácil de encaixar no dia a dia, alimento pode contribuir para o bom funcionamento do organismo

Milho: versátil para o consumo e vantajoso à nossa saúde
Foto: Shutterstock

Os benefícios do milho vão além da sua incrível versatilidade. Do doce ao salgado, ele não é apenas base de inúmeros pratos típicos do Brasil, como um importante aliado para a saúde e o bem-estar.

Para explicar um pouco mais sobre os benefícios do milho, a nutricionista Cyntia Maureen separou três bons motivos para incluí-lo na dieta. Confira:

Fortalece a saúde

“O milho é um cereal milenar muito rico em água e muito indicado para quem não pode consumir glúten ou tem alguma sensibilidade intestinal, pois ele possui efeito suavizante e protetor sobre a mucosa intestinal. Além disso, também é levemente diurético, ajuda na redução do colesterol e é fonte de vitaminas, minerais e fibras“, conta.

Milho é extremamente versátil

Outro fator importante é a grande variedade de opções que ele nos dá para a ingestão. “O milho é super versátil, podemos consumir cozido direto da espiga ou em saladas. De sua farinha e flocos, bolos, polenta, farofas são receitas deliciosas e super práticas para o dia a dia. Além disso, temos também o café de milho torrado que é uma fantástica opção em substituição ao café convencional. Essa troca, trará grandes benefícios a saúde gástrica, concentração e qualidade do sono”, emenda.

Até a pipoca é uma boa opção

Nesse leque de opções, é impossível não destacar a pipoca, uma paixão nacional. “A pipoca é maravilhosa! Levinha, rica em antioxidantes e super saborosa. Certamente é uma excelente opção para inserir o milho no dia a dia. Além disso, é importante ressaltar, apenas, que seu preparo deve ser feito com o mínimo de gordura ou, de preferência, sem ela. Aproveite as pipoqueiras elétricas que temos no mercado hoje e faça a querida pipoca de uma forma mais saudável. Pois pode ser feita em água também. Ao ficar pronta, adicione um fio de azeite e tempere a gosto”, conclui.

Fonte: Cyntia Maureen, nutricionista da Superbom.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você