Mitos e verdades sobre o consumo de suplemento alimentar
Nutricionista esclarece e desmistifica o uso adulto de suplemento alimentar aliado à pratica de exercícios físicos. Saiba o que é mito e o que é verdade!
O uso de suplemento alimentar é um assunto cada vez mais em evidência pelo consumo desses produtos entre jovens, sobretudo os frequentadores de academias. No entanto, o aumento da expectativa de vida no Brasil e no mundo mostrou que adultos e idosos, devido à preocupação com qualidade de vida e saúde muscular, também se mostram interessados pelo recurso.
“Além de se exercitar menos, na terceira idade, as pessoas tendem a consumir menos proteínas, o que ocasiona a perda de massa e força muscular. Seguida dessa fragilidade, muitas vezes, existe diminuição da independência e possíveis hospitalizações”, afirma Myrian Najas, nutricionista e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Sendo assim, a orientação médica e nutricional é indispensável para que a suplementação ajude os indivíduos na busca por uma vida mais saudável.
Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os suplementos alimentares devem ser consumidos apenas por atletas profissionais, ou seja, praticantes de exercício físico com objetivo de especialização, desempenho máximo e participação em esporte com esforço muscular intenso.
Separamos mitos e verdades sobre suplemento alimentar, esclarecidos pela nutricionista. Confira abaixo:
Gostou? Curta e compartilhe com seus amigos!
Texto: Érika Alfaro | Fonte: Myrian Najas, nutricionista e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) / Vanessa Caluete, Nutricionista Clínica da LC Restaurantes, empresa de refeições coletivas, e Pós-Graduada em Nutrição e Metabolismo Esportivo pelo GANEP – Nutrição Humana.