Nutrição

Nutricionista faz alerta sobre o consumo de isotônicos

Recado vale principalmente para quem não treina

Consumo de isotônicos - Shutterstock

Os isotônicos possuem reconhecimento pela sua capacidade de repor rapidamente energia e hidratar durante os exercícios ou em dias quentes. A diferença é que a coordenadora de nutrição do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, fez alerta sobre o consumo de isotônicos.

O alerta sobre o consumo de isotônicos

“Para quem não é atleta, ingerir isotônicos pode ser uma perda de tempo e dinheiro. Se a bebida não for zero, além dos sais minerais, consumirá um açúcar do qual não estava precisando”, enfatizou Cyntia.

Apesar disso, os isotônicos desempenham um papel importante na hidratação, reposição de eletrólitos e manutenção do equilíbrio eletrolítico, e, especialmente durante exercícios prolongados e de alta intensidade.

“As bebidas isotônicas são compostas pelos carboidratos em uma proporção de 6 até 8%, além das vitaminas e sais minerais, como o sódio e potássio”, acrescentou a profissional.

Quais são as alternativas?

Uma alternativa saudável é a água de coco, que também atua como um isotônico natural. Ela oferece os mesmos benefícios de hidratação, reposição de eletrólitos, sem o excesso de açúcares e aditivos presentes nas versões industrializadas.

“Os isotônicos são uma ferramenta eficaz, mas apenas quando usados com moderação e de acordo com uma necessidade. Para a maioria das pessoas, especialmente aquelas que não praticam esportes, a água continua sendo a melhor opção de hidratação”, concluiu Cyntia Bassi.

Você também vai gostar

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Emagrecimento

A constância influencia na conquista de um resultado positivo de emagrecimento

Saúde

O equilíbrio é que ajuda no bem-estar diário

Nutrição

Resumidamente, deve-se evitar produtos industrializados

Sair da versão mobile