Saúde

Nutrólogo cita as três bebidas que ajudam o cérebro

O consumo desses produtos com cautela ajuda nessa proposta

Bebidas que ajudam o cérebro - Foto: Shutterstock

Estar atento denota desafio para a maioria das pessoas. A diferença é que a nutrição pode impactar positivamente na sua memória e nesse sentido o nutrólogo e presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), Dr. Durval Ribas Filho, vai citar as três bebidas que ajudam o cérebro.

As três bebidas que ajudam o cérebro

Água

“Também é indispensável para o cérebro, que precisa estar hidratado para desenvolver suas funções. Há estudos que mostram que o consumo regular de água pode aumentar o desempenho cognitivo em até 20%”, comentou.

Suco natural

Devem ser consumidos sem açúcar para ficarem entre as bebidas benéficas. “As cítricas possuem alta concentração de vitamina C e diferentes flavonoides, que auxiliam no estímulo da memória e aprendizado. Já as vermelhas são ricas em antioxidantes, podem proteger o cérebro de certos danos e ainda auxiliar na saúde da memória”, garantiu.

Cacau

“As bebidas à base de cacau são ricas em flavonoides, compostos ativos que têm ação direta nas células e inclusive as do cérebro. Outro benefício é que são ótimas fontes de ferro, que ajudam a proteger os neurônios e a controlar a síntese de substâncias químicas envolvidas no humor. A dica é escolher o maior teor de cacau a partir de 70%”, explicou.

Palavra final

“Certas bebidas inseridas na dieta saudável auxiliam para evitar danos nos neurônios, melhoram a memória e outras atividades cerebrais. Algumas podem até prevenir o desenvolvimento de doenças como depressão, por exemplo. Também são benéficas para melhorar os níveis de energia do cérebro e a concentração”, concluiu o Dr. Durval Ribas Filho.

Você também vai gostar

Nutrição

Não são apenas os suplementos que ajudam na recuperação de um atleta

Treinos

Outro tipo de proposta que ganha ênfase no universo fitness

Treinos

Outra tese que reforça a necessidade de uma vida física ativa

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica a importância do planejamento para o desenvolvimento muscular

Sair da versão mobile