Mounjaro e Ozempic são medicamentos indicados principalmente para o tratamento de diabetes tipo 2. A diferença é que com o avanço das pesquisas e o uso em larga escala mostraram grande eficácia na perda de peso. Mesmo assim, vale a pena conhecer e nesse sentido veja na sequência as diferenças entre Mounjauro e Ozempic com o nutrólogo Dr. Ronan Araujo.
Saiba a diferença entre Mounjaro e Ozempic
Mounjaro
É um medicamento relativamente novo que atua como um agonista dual de GIP (peptídeo inibidor gástrico) e GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon). Essa ação combinada resulta em uma maior eficácia no controle glicêmico e, consequentemente, na perda de peso.
Ozempic
É um agonista de GLP-1, amplamente utilizado e já consolidado tanto para o controle do diabetes tipo 2 quanto para a perda de peso. Aumenta a secreção de insulina e reduzindo a liberação de glucagon, além de promover uma sensação de saciedade mais prolongada.
O que a ciência diz?
Estudos comparativos têm mostrado que o Mounjaro pode ter uma eficácia ligeiramente superior ao Ozempic tanto na perda de peso quanto no controle glicêmico. O estudo disponível no The New England Journal of Medicine demonstrou que pacientes que usaram Mounjaro apresentaram reduções de glicose e perda de peso significativamente em comparação com aqueles que usaram apenas Ozempic. Entretanto, essa superioridade vem acompanhada de um maior risco de efeitos colaterais, exigindo uma análise cuidadosa de cada caso.