Veja os benefícios dos isotônicos e quem pode tomar

Você pratica exercícios e nunca soube a função dos isotônicos? Especialistas explicam o que ele faz e para quem é indicado. Confira

benefícios dos isotônicos
Foto: Getty Images

Quem pratica qualquer esporte ou atividade física sabe que manter-se hidratado, sabe dos benefícios dos isotônicos antes, durante e depois do treino, é essencial para ter um bom desempenho.  Além da água, que deve ser consumida obrigatoriamente em grandes quantidades, outras bebidas como os isotônicos podem auxiliar no processo de reposição dos nutrientes perdidos durante atividades de longa duração.

Com formulação semelhante ao do plasma humano, os isotônicos contam com carboidratos e sais minerais como sódio e potássio em sua composição. Segundo a especialista em nutrologia e medicina do exercício, Dra. Alice Amaral, esse é o principal diferencial das bebidas esportivas: a capacidade de repor não só água, mas também outros nutrientes. “Quando há uma perda excessiva desses minerais, o indivíduo pode apresentar sintomas como câimbras, tontura, visão turva e até perda da consciência. Isso ocorre devido à hiponadremia (carência de sódio) e hipopotassemia (carência de potássio)”, explica.

Indicados principalmente para quem pratica atividades como corrida, triatlo e ciclismo, os isotônicos devem ser consumidos apenas quando a perda de peso durante o exercício é de cerca de 2%. De acordo com a nutricionista Dra. Talitta Maciel, a ingestão da bebida não deve ser misturada com outras fontes de hidratação. “Deve ser procurado um profissional de nutrição para indicar a melhor forma de se hidratar depois dos exercícios de acordo com a necessidade de cada um”, aconselha.

Os benefícios dos isotônicos são muitos e separamos algumas receitas de isotônicos naturais para experimentar em provas de longa duração:

Gostou dos benefícios dos isotônicos? Compartilhe!

Segundo a nutricionista Lívia Hasegawa, a fruta pode ser escolhida de acordo com o gosto pessoal. Para saber quais frutas escolher, veja quais são ideais no período pré ou pós corrida.

Fontes: nutróloga e médica do exercício, Dra. Alice Amaral e nutricionista, Dra. Talitta Maciel | Receitas – nutricionista Lívia Hasegawa.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você