Os benefícios do yoga para corredores

Saiba como a atividade pode contribuir com a saúde e desempenho do corredor

yoga para corredores
Foto: Shutterstock

Quem pratica corrida há algum tempo sabe que resistência e flexibilidade dos músculos são fatores essenciais para evitar lesões e manter o bom desempenho. Atividades complementares que foquem no desenvolvimento muscular podem ser grandes aliadas do corredor e auxiliar na correção de alguns danos causados pelo esporte.

+ 10 dicas para manter a saúde e o bom desempenho do corredor 

yoga para corredores

Foto: Shutterstock

Desenvolvida como uma forma alternativa de cura e autoconhecimento, a prática de yoga une técnicas de respiração controlada e repetição de posturas que proporcionam o desenvolvimento da consciência corporal. Para corredores, a execução de tais de posturas pode trazer benefícios ao corpo, como realinhar as juntas dos tornozelos, quadris e joelhos – áreas que mais sofrem com o impacto da corrida.

Segundo a professora do estúdio Yoga Lab, Karina Ruiz, a prática também auxilia a remodelar a sola dos pés, que são comprimidas e limitadas pelo uso constante do tênis, ajudando a aprimorar o equilíbrio. “É como se o corredor estivesse corrigindo, curando e até prevenindo os efeitos maléficos da corrida nas juntas, tendões, ligamentos dos tornozelos, joelhos e quadris”, explica.

O yoga também vai além dos benefícios físicos. Serenidade, tranquilidade e clareza são qualidades trabalhadas ao longo das aulas por meio da meditação e fazem com que o praticante se aproxime cada vez mais do autoconhecimento. Vale ressaltar que as mudanças proporcionadas não são imediatas. Os resultados não são perceptíveis após as primeiras aulas ou semanas e sim da prática regular e prolongada.

+ Músicas para yoga e meditação 

Abra sua mente

Quem é apaixonado por corrida e pelo dinamismo da atividade muitas vezes pode ter uma ideia equivocada do yoga, que as aulas são apenas meditativas e lentas. Existem práticas extremamente vigorosas que, além do foco, também exigem resistência e força física.

yoga para corredores

Foto: Shutterstock

O Bikram Yoga, por exemplo, é uma sequência de posturas de Hatha Yoga realizada em salas aquecidas entre 40 e 42º C, durante uma hora e meia. As posturas cardiovasculares dão ao aluno a impressão de estar correndo em uma esteira, em razão do aumento do batimento cardíaco – modalidade indicada aos iniciantes e adeptos da corrida.

Para a professora, quem deseja introduzir o yoga na rotina deve procurar o estilo com que mais se identifique e ter a mente aberta para novas experiências. “Iniciantes devem evitar fazer aulas para alunos mais avançados e com música intensa, pois não só não conseguirão acompanhar a aula e poderão se machucar, como também não conseguirão focar no alinhamento, no corpo e na respiração”, aconselha.

Não são raros os casos de pessoas que não se identificavam com a atividade, mas assim que começaram a se dedicar às aulas, introduziram de vez o yoga em suas vidas. Além de todos os benefícios físicos, novas formas de encarar a vida e a si mesmo podem surgir, fazendo com que o indivíduo se torne mais pleno e consciente.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você