A creatina é o suplemento que gera energia para o seu usuário, principalmente para os exercícios de muita intensidade e de curta duração. Dessa maneira, a creatina contribui para o aumento da massa magra e, também, indica que pode melhorar saúde vascular conforme estudo disponível no Nutrients.
Saiba como que a creatina pode melhorar saúde vascular
Essa tese pertence ao trio de pesquisadores Holly Clarke, Robert C Hickner e Michael J Ormsbee, cuja equipe é vinculada a Florida State University, dos Estados Unidos, e da University of KwaZulu-Natal, da África do Sul.
Essa equipe citou que a creatina mostra propriedades não relacionadas à energia, o que contribui como possível antioxidante direto e indireto para efeitos anti-inflamatórios.
A pesquisa ainda levou em consideração que as ações não energéticas da creatina presentes nessa revisão especulam-se que essa suplementação denota como “terapia ajudante” para o manejo da saúde vascular em populações de risco.
A diferença é que esse êxito clínico recente parte na contramão da realidade, ou seja, o que prevalece neste instante é a escassez de conhecimentos científicos sobre os efeitos da creatina nas doenças cardiovasculares.
Portanto, esse levantamento não surgiu com a proposta de remexer a literatura, mas deixou em aberto que a creatina pode atuar com o propósito da proteção da saúde vascular.
A visão do especialista
“Mostram que a creatina tem a capacidade de aumentar a quantidade de fosfocreatina dentro da célula muscular. Do 100% de creatina no nosso organismo, sabemos que cerca de 95% fica no músculo. Então, boa parte que falamos de creatina estamos falando das funções dela no músculo, que dentro tem essa capacidade de ressíntese de energia”, diz com exclusividade para o Sport Life o professor universitário e nutricionista esportivo da Integralmedica Jean Silvestre.