Treinos

Pode fazer HIIT todos os dias? Entenda os efeitos da prática

Esse método desperta curiosidade de quem quer emagrecer

Pode fazer HIIT todos os dias? - Foto: Shutterstock

HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade) é uma proposta que tornou-se “queridinha” entre os amantes do treino de academia. Afinal, ela oferece uma forma eficaz de cumprimento do exercício aeróbico. E promete resultados incríveis quando falamos em emagrecimento. No entanto, será que uma pessoa pode fazer HIIT todos os dias? A personal trainer Cau Saad explicou o que pode acontecer com o organismo de quem adere à essa prática constante.

Saiba tudo sobre HIIT

Afinal, pode fazer HIIT todos os dias?

Não. “Devido a demanda de esforço provida pela alta intensidade, não se recomenda a realização do HIIT todos os dias. Pois é um estresse demasiado ao corpo. Proporciona melhora do condicionamento cardiovascular, aumenta a queima de gordura, melhora a resistência e eficiência metabólica. Mas devemos lembrar que não ocorrem apenas alterações fisiológicas no nosso corpo”, alegou Cau.

A personal também compartilhou que há alterações em nosso sistema musculotendíneo esquelético. E que os músculos e articulações também “pagam” por essa demanda, o que permite o aumento do risco de lesões, fadiga excessiva e overtraining.

“Para que o HIIT funcione, é necessário um ritmo dentro de sua periodização, que não segue uma ‘receita de bolo’. E que varia de pessoa para pessoa seguindo sua individualidade biológica e nível de treinamento”, completou Saad.

Existe um tempo ideal para o HIIT?

“O tempo ideal dentro de uma sessão de HIIT pode variar, mas geralmente é recomendado um período total de exercícios que varia de 20 a 30 minutos. Incluídos os momentos de alta intensidade e descanso”, respondeu.

Acréscimo sobre o HIIT

Outra orientação é que haja uma mescla do treino de HIIT com outros estilos de treino à nossa disposição. Exemplos: treinamento de força, flexibilidade, equilíbrio e mobilidades.

“Quando conciliado com outro estímulo é ideal saber manipular quando utilizar cada um. A ordem do treinamento HIIT e musculação dependem das metas individuais, mas é geralmente recomendado priorizar o treinamento de força antes do HIIT para evitar a exaustão muscular, que poderia comprometer o desempenho e a segurança durante o treino de força”, orientou.

Pesquisa

O estudo disponível no British Journal of Sports Medicine comparou os efeitos de um treino contínuo de intensidade moderada e um HIIT por quatro semanas e definiu que o treino intervalado proporcionou redução de 29% a mais na massa gorda absoluta.

“Esse tipo de atividade é realmente interessante para entrar na rotina de quem precisa emagrecer desde que com liberação médica e orientação de um profissional capacitado e habilitado. O HIIT pode exigir muito do coração, dos músculos e das articulações”, concluiu Cau Saad.

Você também vai gostar

Nutrição

Veja como incluir essa iguaria no seu cardápio fitness sem nenhum tipo de prejuízo para a saúde

Treinos

O ritmo desse treino é de acordo com condicionamento físico de um sujeito

Nutrição

Reduzir a quantidade de alimentos sem prestar atenção ao que se come não lhe trará bons resultados

Saúde

É um produto que desperta a atenção da maioria

Sair da versão mobile