Nutrição

5 pontos negativos das dietas detox

Especialista em emagrecimento, Rodrigo Polesso ensina razões para fugir do detox em tempos em que a dieta mais se populariza

Foto: Shutterstock

Segundo Rodrigo Polesso, fundador do Código Emagrecer de Vez e Certificado em Nutrição Otimizada para Saúde e Bem-Estar pela Universidade Estadual de San Diego, EUA, fazer “dieta” já pode causar um problema por si só. “O correto é que as pessoas tenham uma alimentação saudável que faça parte de um estilo de vida, e não uma mudança radical que só irá fazer com que seu organismo seja prejudicado mais uma vez”, explica Polesso. Pensando nisso, ele lista os pontos ruins de fazer uma dieta detox.

Foto: iStock

1. Agridem o metabolismo

Polesso explica que uma dieta muito restritiva agride o metabolismo. Alguns dias seguindo hábitos que visam uma desintoxicação do seu organismo pode ser algo útil quando feito corretamente. Mas as populares dietas “detox” de hoje nada mais fazem do que chocar seu corpo e causar um estresse desnecessário, tanto interno quanto externo. O pior é que ao fazer estas intervenções restritivas, seu metabolismo além de agredido irá também “aprender” mais sobre este seu hábito, dificultando com que você obtenha mais resultados na próxima vez que tentar algo do gênero. “Por isso a minha dica é aderir a um novo estilo de vida alimentar, baseado em alimentos reais e nutritivos, visando emagrecimento natural e manutenção do peso ideal sem esforços.”, diz.

2. Efeito rebote do peso

Polesso também alerta para o famoso “efeito sanfona” que pode ser criado por uma dieta detox. “Ao reduzir de forma drástica e errada o consumo de nutrientes, você pode “incentivar” seu metabolismo a estocar energia mais facilmente assim que chegar algum alimento”, explica. Desta forma, o emagrecimento tenderá a ser ainda mais difícil na próxima “dieta”. “As pessoas precisam começar a buscar um emagrecimento permanente. Um estilo de vida alimentar que as levem ao peso ideal e as mantenham lá praticamente o ano todo. Não somente buscar radicalismos para conseguir resultados rápidos que geralmente duram pouco e são mais um tiro no pé do que um benefício.”, explica.

VEJA TAMBÉM: Suco verde realmente emagrece?

3. Sofrimento exagerado de privação

Além das questões físicas, a dieta detox pode criar problemas psicológicos devido à privação. “A ideia de que é preciso passar fome para emagrecer é um mito que precisa ser derrubado”, explica. “Muito mais importante do que a quantidade do que você come, é a qualidade do que come e isso se aplica principalmente ao emagrecimento saudável.”. Além do processo de privação que leva ao sofrimento, uma dieta detox costuma ser precedida por excessos. “Quem promete que vai começar o detox na segunda costuma exagerar na comida no domingo. Isso só indica que a pessoa já está sofrendo por antecipação”, explica. “Se algo te faz sofrer, provavelmente é um sinal de que não est á fazendo bem pra você, certo?”, questiona.

4. Potencial declínio do bem-estar

Um estudo recente de 2016 publicado no jornal americano Obesity, acompanhou por seis anos os participantes do famoso programa de TV “The Biggest Loser”. Nele, as pessoas emagrecem se exercitando muito e comendo muito pouco. Um exemplo, de como uma dieta errada poderá prejudicar seu metabolismo por anos a fio. O estudo mostra que mesmo seis anos após o programa, muitos participantes ainda estavam com o metabolismo mais lento do que o esperado para alguém da mesma idade e peso. Sem contar que a maioria deles ganhou o peso de volta e alguns até mais do que pesavam antes.

Foto: Thinkstock/Getty Images

5. Acreditar em conto de fadas

Por fim, Polesso conta que muitas pessoas acreditam que a dieta detox funciona porque enxergam o peso rapidamente caindo na balança. Mas na verdade a maior parte deste peso vem da eliminação de líquidos retidos e não gordura corporal. Quando a perda de peso é sustentada por mais peso, as pessoas provavelmente mudaram outros hábitos alimentares além do detox, como diminuição do consumo de açúcares, etc.

“Muitas dessas pessoas acreditam que foi o ‘detox’ que funcionou, e acabam repassando e popularizando uma ideia errada. Porém, a verdade é que alguns emagrecem apesar do ‘detox’ e não por causa dele.”, conta. Ele complementa que o verdadeiro processo de emagrecimento ocorre quando a mudança é no estilo de vida. “Não faz nenhuma diferença começar a se alimentar de uma forma se não for conseguir manter isso como hábito para sempre”, explica. Vale destacar também a necessidade de haver flexibilidade. “As pessoas ainda acreditam que emagrecimento é algo que requer sofrimento. Porém, vemos diariamente na ciência e empiricamente que um emagrecimento saudável é fruto de hábitos alimentares diferentes do que as pessoas tendem a acreditar e estes não provocam sofrimento e muito menos privação.”, conclui.

Click to comment

Você também vai gostar

Nutrição

Opções que servem para "turbinar" o estilo de vida saudável

Emagrecimento

Passou do ponto? Fique tranquilo, isso acontece. O importante é ter uma rotina saudável, fazer um detox no corpo e compensar os prejuízos

Emagrecimento

Personal cook ensina dez receitas de sucos naturais potentes na aceleração do metabolismo e no combate ao inchaço e retenção

Nutrição

Listamos cinco fatos sobre o suco verde: são cuidados para que você obtenha todos os benefícios dessa bebida natural e detox

Sair da versão mobile