O Brasil inteiro e boa parte do mundo ficaram satisfeitos com os dois gols do Richarlison na vitória brazuca em cima da Sérvia pela primeira rodada do Grupo G da Copa do Mundo. Ainda assim, houve uma dúvida para muitas pessoas na transmissão: por que a maioria dos jogadores sérvios terminam com ‘ic’?
RESPOSTA E DOMÍNIO DO IC NA SELEÇÃO DA SÉRVIA
Nada mais é do que a tradição que remonta desde os tempos da antiga Iugoslávia. As letras ‘ic’ significam “filho de” e mostram qual o sobrenome é de origem do pai. Então, o Vlahović, que o nome dele é Dušan significa filho do Vlaho. Caso idêntico com a maioria dos demais jogadores do elenco.
Dos 26 jogadores relacionados pelo técnico da Sérvia, Dragan Stojković, apenas o meia Nemanja Gudelj, da Juventus, não se enquadra nessa situação. Atualmente perdeu-se um pouco dessa tradição, ou seja, quem nasce agora não costuma ser necessariamente filho de alguém.
CURIOSIDADE E RELAÇÃO DA SÉRVIA COM BRASIL E MUNDO
Esse detalhe encontra-se tanto na própria Sérvia quanto aos outros países da região da península dos Bálcãs, os exemplos são Kosovo, Eslovênia, Croácia, Macedônia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina.
Outra curiosidade é que esse sufixo não é desconhecido para muitos brasileiros. Exemplo “clássico” é o ex-jogador de futebol e ídolo do Flamengo Dejan Petković. O craque da história do Mengão chegou pela primeira vez ao Brasil na temporada de 1997 para defender o também rubro-negro, mas baiano Vitória.
Outro aposentado sérvio e hoje técnico de futebol que ganhou visibilidade internacional enquanto atuava pela Lazio e Internazionale foi Dejan Stankovic. O falecido croata e jogador de basquete Petrovic marcou época na NBA com os times do Portland Trail Blazers e New Jersey Nets e ajudou no processo de globalização da maior liga de basquete do mundo.