Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Praticar atividade física regularmente combate o Alzheimer

Atividades simples, como 30 min de caminhada, já trazem bons resultados para prevenir o Alzheimer. Pilates também é alternativa

Alzheimer
Foto: Reprodução / iStock

Todo mundo já sabe, há muito tempo, que a prática de atividades físicas regulares ajudam em diversos fatores do dia a dia. Contudo, muitos ainda não conhecem o estudo realizado por pesquisadores da Universidade Erasmus MC em Rotterdan, na Holanda, que mostrou que os exercícios podem prevenir doenças comuns da idade adulta, como o Alzheimer. O estudo foi realizado com idosos entre 61 e 97 anos durante 14 anos. E a associação entre exercício físico e prevenção de demência foi observada nos primeiros quatro anos de seguimento.

Segundo Fernando Gomes Pinto, neurocirurgião e Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), isso é possível já que o hipocampo, estrutura cerebral responsável pela memória, recebe mais sangue oxigenado e também estímulos químicos para que novos neurônios se formem. Dessa maneira, o exercício físico favorece a manutenção da memória e previne o declínio cognitivo e as demências que podem surgir com o envelhecimento, como o Alzheimer. Além disso, quando você pratica alguma atividade física, a quantidade de endorfina liberada é maior.

“Essa substância, capaz de produzir bem-estar físico e psicológico, atua diretamente no cérebro, aumentando a capacidade de concentração, atenção e prevenção de doenças, já que favorece o aumento da performance intelectual”, salienta o médico.

E você não precisa se matar para obter os resultados positivos contra o Alzheimer. Atividades simples, como 30 minutos de caminhada ou um passeio de bicicleta aos finais de semana, já são estratégias que potencializam as estruturas do cérebro e ainda ajudam a manter o foco em atividades mentais por mais horas.

Pilates é alternativa

A técnica trabalha a mente e o corpo, em conjunto, e possui como princípios básicos concentração, controle, centralização, precisão e respiração. O pilates pode melhorar a coordenação motora que vão sendo perdidos ao longo da doença do mal de Alzheimer. O método também estimula a memória, postergando a degeneração do cérebro. É um trabalho preventivo que deve ser realizado bem no começo.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Treinos

Outra opção para evitar aquela “velha” desculpa da “falta de tempo”

Corrida

Outro motivo para essa modalidade fazer parte do seu dia a dia

Nutrição

Há várias opções de chocolates que denotam o lado saudável

Crossfit

Essa atividade é reconhecida pelo seu ritmo intenso

Treinos

O objetivo é que define se é bom ou não fazer um esporte em jejum

Nutrição

Veja como é simples fazer um shake hipercalórico e também confira 3 receitas para começar a apostar nesse tipo de alimento

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Fato que ainda não impede desdobramentos sobre esse tema

Nutrição

É possível comer bem, mesmo com esse tipo de doença

Saúde

Veja como funciona esse tipo de alimentação e o que é necessário comer

Saúde

Atividade pode ter papel importante na prevenção e no controle da doença