Nutrição

Pré e pós-treino: opções plant-based para melhorar o desempenho

Quem tem uma alimentação vegana também se beneficia de boas opções para pré e pós-treino. Nutricionista destaca vantagens do café e da beterraba

Pré e pós-treino: conheça opções plant-based / Foto: Shutterstock

É bastante comum, e também indicado, recorrer ao uso de compostos que ajudam a melhorar o desempenho físico e auxiliam na recuperação do corpo após o treino. Para recorrer a uma alimentação para o pré e pós-treino não é preciso ser atleta, basta desejar uma dose a mais de energia e vigor, além de buscar uma recuperação mais rápida.

Algumas combinações são verdadeiras aliadas do bom funcionamento do organismo, e podem aumentar seu rendimento durante os treinos. Seja qual for a atividade, os chamados pré-treinos são elementos importantes para garantir um bom rendimento e dar adeus a fadiga.

Pré-treino

Se você ainda não entende a importância de fazer o pré-treino, saiba que a resposta é bem simples: a alimentação antes do treino tem como objetivo manter os níveis de glicose no sangue dentro da faixa de normalidade, evitando crise de hipoglicemia (queda da glicose no sangue) e auxiliando o organismo para evitar a sensação de fadiga.

De acordo com a nutricionista Fabiana Borrego, especialista em nutrição clínica pelo Centro Universitário São Camilo, para garantir um pré-treino eficiente, a dica é fazer o uso de compostos plant-based com café cold brew (método de infusão que não utiliza água quente para extrair as características do grão) orgânico, mix de especiarias e TCM – Triglicérides de Cadeia Média, que aceleram o metabolismo, ajudam a aumentar a saciedade e a queima de gordura. “O TCM dá energia para atividades intensas, não quebra jejum e ainda auxilia a atividade cerebral”, revela.

Funciona no pré e também no pós-treino

Algumas substâncias podem ajudar bastante o atleta se consumidas antes da prática de exercícios físicos. Contudo, elas também oferecem benefícios para o pós-treino. Para isso, a especialista afirma que o ideal é apostar nos antioxidantes, bastante presentes na beterraba, astaxantina, limão, pimenta caiena e óleo de cártamo. 

Fabiana cita especialmente a beterraba, uma excelente fonte de zinco, mineral fundamental para manter o sistema imunológico em dia. O alimento também contém fibras insolúveis, que auxiliam no trânsito intestinal. “A beterraba é rica em carboidrato de baixo índice glicêmico, fornece energia de forma constante (sem picos) e ajuda a retardar a sensação de fadiga”, finaliza.

Um suco para cada momento

A Sport Life selecionou duas receitas para aumentar seu desempenho e disposição: uma para o pré e outra para o pós-treino. Confira!

Suco energético (pré-treino)

  • 1 xícara de frutas vermelhas (escolher de 2 a 3 tipos: morangos, mirtilos, framboesas, amoras)
  • 1 fatia de gengibre
  • 1 colher de chá de guaraná em pó
  • 1 colher de sopa de chia germinada
  • 1 colher de chá de mel puro
  • 200ml de água mineral. 

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva imediatamente.

Suco alcalinizante (pós-treino): 

  • 2 rodelas de abacaxi
  • 200ml de água de coco natural
  • 1 colher de sopa de biomassa de banana verde
  • 1 raminho fresco de hortelã
  • 1 colher de sopa de linhaça germinada

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva imediatamente.

Você também vai gostar

Nutrição

É o tempo conhecido pela prioridade de recuperação muscular

Nutrição

O grão é uma boa opção para aquele suporte energético durante o treino

Treinos

A ingestão de açaí ainda rende muito assunto para maioria dos consumidores

Nutrição

Nutricionista revela como o café age em nosso organismo, fornecendo benefícios essenciais para a prática de exercícios físicos

Sair da versão mobile