Excesso de peso traz outros problemas para a saúde

Infecções na pele, varizes e doenças cardiovasculares estão diretamente relacionadas com o excesso de peso. Veja como cuidar de cada uma

Excesso de peso traz outros problemas para a saúde
Foto: Shutterstock

Os primeiros sinais de mudanças metabólicas causadas pelo excesso de peso são: aumento súbito de pressão, ingestão de alimentos de forma compulsiva quando está ansioso ou nervoso e cansaço mais rápido que o normal. Para saber identificar os problemas mais comuns relacionados ao ganho de peso, a médica nutróloga Doutora Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento, comenta os principais cuidados com as doenças. Confira!

Doenças cardiovasculares

A gordura abdominal em excesso aumenta o risco de entupimento das artérias, dificultando o desempenho adequado do coração. Isso ocorre porque o acúmulo de células gordurosas produz substâncias inflamatórias que se alojam nos vasos sanguíneos. As placas de gordura que se formam obstruem a passagem do sangue. Ou seja, pode causar infartos e derrames.

O tecido adiposo já foi considerado um fator de sobrevivência, mas o excesso de peso passou a ser um alto risco para o coração. O controle nutricional e atividade física regular reduzem os riscos em até 58%.

Varizes

O excesso de peso faz com que as válvulas presentes nas veias recebam maior carga. Por isso, podem vir a não funcionar como deveriam, dificultando assim o retorno venoso. As veias se dilatam, ficam aparentes e sobrecarregam a circulação. Quem está acima do peso aumenta a pressão na região do abdômen e consequentemente passa a dificultar o trabalho das veias ilíacas e cava.

Além do acompanhamento médico, as pessoas que sofrem com excesso de peso devem praticar atividades leves, como a caminhada, regularmente e, por fim, fazer uma dieta alimentar.

Infecções de pele

O excesso de dobras na pele gera superaquecimento e maior fricção, o que predispõe a infecções fúngicas, como candidíase e tinea (impinge), e bacterianas, como furúnculo e foliculite. Além disso, há o escurecimento e engrossamento da pele em certos locais como axilas, virilhas, nuca, cotovelos, dorso, articulações dos dedos.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você