Para estar com o corpo tinindo no próximo verão você deve apostar em alguns truques simples e que fazem toda a diferença. Mas por ter pouco tempo, você precisa evitar alguns obstáculos perigosos que podem causar diversos malefícios à saúde. “Com a proximidade do verão, algumas pessoas retomam as atividades na academia na esperança de conquistar um corpo esbelto rapidamente. Muitas apelam para dietas milagrosas, algumas pulam as refeições, outras deixam de comer, exageram no tempo de treino ou tomam remédios sem prescrição médica. Não existe fórmula mágica, e sim, força de vontade, disciplina e determinação”, conta Luiz Noboru, professor de musculação e personal trainer, da unidade Eldorado, da rede Bodytech.
Veja o que você deve evitar para não ter dores de cabeça no futuro.
1) Treino excessivo: de nada adianta você resolver intensificar o treino para recuperar o tempo perdido. Aumentar a permanência na academia, duplicar o número de aulas, exagerar na carga na musculação e não respeitar o tempo de descanso são atitudes que prejudicam a saúde muscular. Além disso, alterar o treinamento dessa forma resulta em sobrecarga e fadiga muscular. E os sintomas do overtraining começam a aparecer. O primeiro é a queda no rendimento, levando você a entender que o problema é a falta de treino, quando o correto seria o descanso. Além disso, você pode ter o aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, insônia e queda do sistema imunológico.
2) Dietas milagrosas: elas estão em todos os lugares e grande parte delas abomina a ingestão de carboidratos. Porém, a ausência de carboidratos prejudica a eliminação e a queima da gordura e pode favorecer o aparecimento do mau hálito. Pior: o falso emagrecimento acontece por conta da perda de água das células musculares, levando ao efeito rebote.
3) Hipertrofia em curto prazo: o desejo de ter músculos definidos em curto prazo é algo totalmente ilusório. Estudos comprovam que para conseguir aumento de massa muscular é necessário treinar regularmente e de maneira correta por mais de 90 dias. Antes deste período, você tem ganho de força neuromuscular, que representa o aumento da força conquistada por causa da coordenação motora e do desenvolvimento das sinapses entre o cérebro e o músculo.
4) Desidratação: causada pela perda de sais minerais e líquidos pelo corpo, ela pode provocar diversos problemas à saúde e exige atenção especial. A perda de líquidos é aumentada durante a execução dos exercícios. Além de desidratar, ela causa fadiga precoce, situação que acarreta problemas físicos e de performance. Os sintomas mais comuns da desidratação são: dor de cabeça, fraqueza, câimbras e tontura.