Resumidamente, a fibromialgia é a doença crônica, cuja principal característica é a dor constante por todo corpo. Sendo assim, um sujeito nessa condição vive com dúvidas sobre a prática de exercícios físicos. Aí é que surge mais um benefício da musculação: alternativa para combate aos sintomas de fibromialgia.
A musculação para o combate aos sintomas de fibromialgia
O estudo publicado pela Revista Brasileira de Medicina do Esporte no ano de 2023 alegou os impactos positivos da musculação na melhora da qualidade de vida dos indivíduos com fibromialgia. Dentre os fatores, estão diminuição da dor e dos distúrbios relacionados ao sono.
O personal trainer da Smart Fit Bruno Silva disse que essa conclusão teórica é frequentemente comprovada na prática. Apesar disso, salientou que a qualidade dos resultados está intimamente atrelada à assertividade dos treinadores na hora de prescrever o treino.
“O trabalho com esses alunos é desafiador, pois na grande maioria das vezes apresentam alta sensibilidade à dor, o que acaba dificultando a tarefa de convencimento quanto à importância de se manter consistente nos treinos“, declarou o profissional.
Além do ajuste de intensidade, Silva aduziu que a escolha dos exercícios é fundamental para trabalhos multiarticulares. Que envolvem grupos musculares, como o supino e o agachamento. Que tendem a produzir resultados mais satisfatórios, sobretudo no início do programa de treinos.
“Por isso, eu recomendo sempre partir de uma intensidade baixa, com cargas menores e foco no volume de repetições. Depois com o aluno já mais adaptado pode-se progredir para o aumento da intensidade e estabilizar em séries, que ficam entre 10 e 12 repetições”, encerrou Bruno Silva.