A corrida não se resume ao par de tênis e roupa leve, ou seja, alguns itens permite a prática segura. Dessa maneira, confira as quatro dicas de preparação para corrida de rua. Com o auxílio do professor do curso de Educação Física da Universidade Positivo Zair Cândido e do ortopedista do Hospital São Marcelino Champagnat Dr. Antônio Krieger.
Saiba as quatro dicas de preparação para corrida de rua
Metas
“É necessário planejar e alternar treinamentos que ajudem a melhorar capacidades físicas essenciais para um bom desempenho nas corridas, como alongamento, flexibilidade e mobilidade”, disse Zair.
Recuperação do corpo
Krieger pontuou que as principais lesões relacionadas à corrida são entorses de tornozelo, canelite e dores nas articulações, como joelhos e quadris. “Depois desse tipo de treino, é necessário um treinamento regenerativo, com baixa frequência cardíaca, para fazer a liberação de lactato. Se não houver um intervalo de pelo menos 48 horas entre essas atividades, o nível de creatinoquinase no sangue sobe muito e essas microlesões podem se tornar uma contusão mais séria”, explanou.
Aquecimento
“O aquecimento e o alongamento ativam os músculos, permitindo não apenas uma melhor performance de explosão e rendimento. Mas também a proteção das articulações”, encerrou o Dr. Antônio Krieger.
Equipamento adequado
O professor sugeriu o uso de roupas leves e confortáveis e um calçado adequado para a prática. “Portanto, é importante procurar um tênis que ofereça um melhor amortecimento na região do calcanhar e meio do pé”, encerrou.