Por Vanessa de Sá
Rir não é apenas uma válvula de escape ao estresse, mas pode fazer bem à saúde, de acordo com estudos apresentados no encontro anual da Academia Americana para a Medicina do Esporte.
Duas pesquisas examinaram o papel da risada na saúde. Uma delas acompanhou um grupo de pessoas que foram instruídas a assistir comédia ou um documentário e foram monitoradas durante os filmes. Naqueles que haviam assistido a comédia foi verificado que mais sangue passava pelas artérias em um dado período de tempo. Menos sangue geralmente é associado com pressão alta e doenças do coração. “Rir parece ser a solução para um coração saudável”, disse o autor do trabalho, Jun Sugawara.
O segundo estudo encontrou resultados semelhantes na função vascular. Voluntários que assistiram comédia apresentaram os vasos sanguíneos mais dilatados quando viam o filme. Como o primeiro trabalho, essa condição se manteve por um período de 24 horas. “Assistir a uma comédia melhora a dilatação vascular, mas ver um documentário sobre um tema pesado prejudica os vasos sanguíneos, já que eles se contraíram quase 18%”, relata Takashi Tarumi.