Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Sal é inimigo da alimentação saudável? Nutricionista explica

Especialista explica quais os perigos atrelados ao consumo excessivo de sal e mostra como reduzir o impacto da substância no organismo

Sal é inimigo da alimentação saudável? Nutricionista explica
Sal é inimigo da alimentação saudável? Nutricionista explica / Foto: Shutterstock

Assim como o carboidrato, o sal é considerado um vilão nas refeições. De fato, todo mundo já sabe que o consumo exagerado de sal não faz bem à saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que cada pessoa não ultrapasse o consumo de 5g de sal por dia, o que equivale a 2g de sódio e a apenas uma colher de chá rasa.

Esse limite é imposto por que o consumo de sal em excesso aumenta a pressão arterial e, consequentemente, o risco de problemas cardiovasculares, como alerta a OMS. “O excesso do sal também se reflete em sinais do corpo, como sede, pressão alta, inchaço e ganho de peso. Isso acontece porque a substância faz o nosso corpo reter água para equilibrar a concentração dos íons e deixar o organismo em homeostase”, explica a nutricionista Monik Cabral. 

No entanto, conforme a especialista, o sal não é exatamente um inimigo da alimentação saudável. Isso porque existem benefícios em uma ingestão controlada de sódio. Entre eles, a profissional cita principalmente a redução da incidência de doenças renais crônicas, obesidade, câncer de estômago e outras doenças hepáticas.

Como fugir dos perigos do sal

Para aproveitar esses benefícios sem causar danos à saúde, Monik revela formas de controlar os níveis de sal no organismo. Confira!

1. Beba muita água. O líquido limpa o corpo e expulsa o excesso desse mineral dos rins. Além disso, a hidratação combate o inchaço causado pelo sódio, justifica a nutricionista.

2. Faça atividade física. “Correr alguns quilômetros vai fazer com que você elimine o sódio pelo suor, além de se livrar de todos os sintomas que ele traz de carona”, afirma.

3. Acrescente banana na sua alimentação. Isso porque a fruta é rica em potássio. “A ingestão de potássio estimula a eliminação do sódio pela urina e, com isto, favorece o aumento da vasodilatação e da circulação sanguínea”, explica Monik.

4. Substitua o sal por outros temperos. A nutricionista recomenda usar e abusar de temperos naturais para dar mais sabor às refeições, como orégano,  pimenta, cebola, alho-poró,  alecrim,  gengibre e hortelã. “Essas opções, além de não causar mal nenhum, ainda promovem a saciedade, auxiliam na digestão e atuam como anti-inflamatórios”, finaliza.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

O sal se tornou um vilão da saúde. Veja alguns fatos e aprenda as verdades e mentiras sobre esse item tão importante na mesa...

Nutrição

Item indispensável na mesa dos brasileiros, o sal é responsável por provocar algumas doenças. Veja 4 opções para ganhar saúde à mesa!

Nutrição

Em excesso faz mal, mas se cortar radicalmente da sua dieta também prejudica: veja como ingerir a quantidade certa de sal

Nutrição

O sal se tornou um vilão da saúde, principalmente a dos brasileiros: consumimos mais do que o dobro sugerido pela OMS. Veja alguns fatos...