Sabe quando bate aquela fome? Ou quando você precisa substituir alguma refeição durante um dia corrido? O sanduíche é uma das opções mais populares. Uma maneira rápida e prática de se alimentar , eles estão presentes na alimentação de todos nós em algum dia da semana. No entanto, é preciso ter atenção com o recheio de seu sanduíche. Mesmo que alguns pães sejam “magros” e cheios de fibras , um sanduíche pode ser uma baita pegadinha para a dieta.
Conversamos com a nutricionista Tatyana Dall’ Agnol, da BeNutry, que sugere alguns ingredientes e dá dicas para incrementar sanduíches simples.
Por um sanduíche mais saudável
CARBOIDRATOS SAUDÁVEIS:: Embora a maioria das pessoas fujam dos carboidratos e das gorduras, eles não são esses grandes vilões que imaginam, principalmente se escolhidos da forma correta. Carboidratos saudáveis podem ser encontrados em alimentos como frutas secas: ameixa, damasco ou tâmaras são bons exemplos e dão um recheio diferente e saboroso ao seu sanduíche. (Foto: Getty Images)
GORDURAS DO BEM: Oleaginosas picadas, como castanhas (do Pará e de caju), nozes, amendoim e amêndoas possuem as chamadas “gorduras do bem” e também formam uma boa combinação com outros ingredientes do lanche. (Foto: Getty Images)
SEMENTES: Não, você não leu errado. Acrescentar sementes como o gergelim trazem para o seu lanche toda a vitamina E presente nele. Sementes de girassol também podem ser uma boa. (Foto: Getty Images)
PROTEÍNAS: Aqui entram vários dos ingredientes que você provavelmente já usa para montar seu lanche. Atum, sardinha, ovo, pasta de amendoim ou amêndoas, frango desfiado, carne moída ou desfiada são alguns exemplos. Além de saborosos, todos são ricos em proteínas e podem continuar fazendo parte do seu sanduíche. (Foto: Getty Images)
QUAL PÃO ESCOLHER? Essa é uma dúvida bastante comum na hora de montar o seu lanche. “Os melhores pães são as versões integrais e de grãos, mas é importante sempre verificar no rótulo se o primeiro ingrediente é mesmo a farinha integral para garantir que o produto realmente oferece a mesma”, explica Tatyana. (Foto: Getty Images)
MANTEIGA OU MARGARINA? “A margarina é uma gordura e um produto de péssima qualidade, pois o seu processo de hidrogenação envolve a adição de uma série de substâncias químicas que a torna um produto quase sem nenhum valor nutricional”, explica a especialista. Já a manteiga não é tão vilã assim. Ela é obtida da nata do leite, ou seja, é um alimento de origem animal e não uma invenção da indústria. “Ela é uma melhor opção à margarina, pois possui vitaminas e minerais em sua composição e pode sim fazer parte de uma dieta, bem como do recheio de sanduíches, desde que consumida com moderação, é claro”. (Foto: Getty Images)
E A MAIONESE? Em termos de valor energético, a maionese não é calórica. Entretanto, possui óleo vegetal, amido e até açúcar em sua composição. “Sugiro uma versão de maionese funcional bem mais saudável para os meus pacientes, feita com uma mistura de abacate, pimenta cayena, sal rosa, limão e azeite de oliva extra virgem. Fica bem mais saudável e também bastante saborosa”, conclui Tatyana. (Foto: Getty Images)
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Comente com a gente!
Edição: Leonardo Guerino | Texto: Victor Moura