6 dicas para você consumir mais fibras

Elas são importantes para diversas funções do organismo e precisam fazer parte da sua dieta!

mulher segurando um pote de cereais com frutas e fibras
(Foto: Getty Images)

Nem sempre é possível seguir uma dieta 100% balanceada, o que leva à falta da ingestão adequada de nutrientes importantes para o funcionamento do organismo. As fibras são um desses nutrientes fundamentais para diversas funções: ela mantém a saúde intestinal e promove mais saciedade, pois é mais difícil de ser digerida.

Além disso, a ingestão dessas substâncias ajuda a prevenir doenças como hipercolesterolemia, diabetes, obstipação e diverticulose do cólon, entre outras. Paula Macedo, professora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, dá 5 dicas para você incluir mais fibras no seu dia a dia e obter seus benefícios:

Confira abaixo 6 dicas para comer mais fibras:

Dica extra: vá aos poucos!

A especialista alerta que se sua dieta não contém muitas fibras e você aumenta rapidamente o consumo delas, pode sentir flatulência (gases), estufamento, cólicas e diarreia. Para evitar estes desconfortos, o aumento de fibras na dieta deve ser gradativo (um mês ou mais). Se estes sintomas ocorrerem, corte os alimentos relacionados temporariamente e então comece a consumi-los gradativamente.

Gostou das dicas? Então use e abuse das fibras! Não se esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.

 

Edição: Brenda Prestes e Leonardo Guerino/ Colaborador

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