Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Sarcopenia: como evitar a perda excessiva de massa muscular

Essa alteração esquelética não afeta apenas o público da terceira idade

Sarcopenia
Sarcopenia - Shutterstock

A palavra Sarcopenia é de origem grega e significa perda de carne. É o processo que está relacionado ao envelhecimento e conhecido pela perda de massa muscular. Portanto, é o assunto que se não for tratado o quanto antes pode trazer sérios ricos para uma pessoa. Nesse sentido, como faz para se prevenir da sarcopenia?

Resposta e recomendações

“A perda muscular acontece de forma fisiológica a partir dos 30 anos, por isso é importante adotar uma rotina de atividades físicas e uma alimentação balanceada e rica em proteínas desde cedo. Já que é um processo natural e de certo modo irreversível, boas práticas fazem com que esse processo não se torne um problema grave com o passar dos anos”, afirma a médica e coordenadora do serviço de geriatria do Hospital Adventista Silvestre, Dra. Anelise Fonseca.

Anelise cita que existem várias causas para a perda de massa muscular, como diabetes, infecções e inflamações em longo prazo, traumatismos e internações prolongadas. Apesar de qualquer pessoa estar suscetível à sarcopenia, idosos apresentam maior probabilidade de desenvolver o quadro por conta da tendência à inatividade física e ao surgimento de doenças crônicas.

“A sarcopenia é um processo de perda muscular. Por isso, uma alimentação rica em proteínas é importante. É uma forma de suplementação, de reposição proteica, o que é essencial para restabelecer a estrutura muscular e equilibrar a relação entre a perda e a síntese desse nutriente”, completa a doutora.

Fonseca garante que atividades aeróbicas e treinamentos de força e resistência, como musculação, pilates e fisioterapia, são atividades chaves para estimular a musculatura e evitar a limitação funcional para quem está na terceira idade. Portanto, o corpo em movimento é a solução eficiente para impedir o quadro de enfraquecimento físico.

Dados

São informações que partem de encontro com a realidade da sociedade brasileira. Os dados da Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) apontam que o Brasil reúne 37,7 milhões de idosos. E a perspectiva é de que a população envelheça de forma constante e acelerada nos próximos anos.

Já o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou a sua previsão de que 40,3% da população brasileira será idosa em até aproximadamente 90 anos.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Essa fruta costuma estar no cardápio de uma pessoa que quer emagrecer

Nutrição

É mais uma boa opção para quem quer emagrecer

Nutrição

Consumo que traz efeitos satisfatórios em longo prazo

Treinos

Esse tema está sujeito a novos desdobramentos

Nutrição

Outra tese para reforçar a preocupação na hora de "petiscar"

Saúde

Lembre-se que a paciência impacta na conquista de resultados

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Essa fruta costuma estar no cardápio de uma pessoa que quer emagrecer

Nutrição

É mais uma boa opção para quem quer emagrecer

Nutrição

Consumo que traz efeitos satisfatórios em longo prazo

Treinos

Esse tema está sujeito a novos desdobramentos