Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Mais saúde! Combine alimentos e turbine o valor nutricional

A combinação de certos alimentos é capaz de turbinar os benefícios deles para a saúde

combinação de alimentos
Banana ajuda as bactérias do bem do iogurte a proliferarem
[PAGE TITLE]

A ciência vem descobrindo que algumas combinações de alimentos são capazes de maximizar os benefícios à saúde dos nutrientes contidos neles, algo que foi chamado de sinergia. Não é que isoladamente um desses nutrientes não funcione, mas dois ou três deles juntos funcionam muito melhor. Confira algumas combinações que vão turbinar o seu valor nutricional.

 

Espinafre + laranja

Embora o espinafre seja repleto de ferro, a forma desse nutriente que está contida nas hortaliças, chamada de não heme, não é bem aproveitada pelo organismo. Para se ter ideia, o corpo absorve 33% menos ferro nessa forma do que em alimentos de origem animal, caso da carne e do peixe, por exemplo. A vitamina C presente na laranja, por outro lado, consegue converter o ferro em uma forma na qual ele é facilmente aproveitado. Junto com a vitamina C, o ferro dos vegetais tem um aproveitamento pelo corpo de 2 a 3 vezes maior do que se ele fosse consumido sozinho. O mesmo vale para o brócolis e até mesmo o tofu, queijo feito a partir da soja, também ricos no mineral. Se não curte laranja, experimente adicionar ao espinafre metade de um pimentão vermelho, também boa fonte da vitamina.

Advertisement. Scroll to continue reading.
combinação alimentos

Laranja turbina a absorção de ferro do espinafre

 

 

Vinagre + arroz do sushi

Já é sabido há tempos que os japoneses são um dos povos com maior expectativa de vida, em virtude do tipo de dieta que seguem. Um dos pratos típicos da culinária daquele país é o sushi, feito com arroz japonês preparado com uma mistura especial de vinagre para arroz. Agora sabe-se que essa combinação poderosa é capaz de reduzir o índice glicêmico da iguaria em até 35%. O índice glicêmico, ou IG, indica a velocidade com que um alimento é digerido, liberando açúcar (glicose) para a corrente sanguínea. Quanto maior o IG, mais rapidamente a glicose cai no sangue, o que significa que mais rapidamente o corpo liberará insulina para compensar esse aumento da glicemia. Assim que o hormônio entra na corrente sanguínea, ele carrega o açúcar para dentro da célula, o que significa que a glicemia não se mantém estável. Ao contrário: seus níveis acabam lembrando o percurso de um carrinho de montanha-russa. Quanto mais estável estiver a glicemia, menos fome você sentirá e, para quem é diabético, melhor será o controle da doença.

combinação alimentos

Vinagre + arroz do sushi reduz o índice glicêmico

 

Banana + iogurte

Uma das melhores maneiras de aproveitar todos os benefícios do iogurte, rico em bactérias do bem, talvez seja acrescentar uma banana fatiada a ele. Chamados de probióticos, esses microrganismos ajudam a fortalecer o sistema digestivo e a tropa de defesa do corpo. Como qualquer bactéria, entretanto, eles precisam de algo do qual se alimentar para que possam proliferar. E é aí que entra a banana. A fruta é rica em inulina, um tipo de carboidrato não digerido pelo corpo que serve de alimento para esses micróbios. Também encontrada no aspargo e no germe de trigo, entre outros, ela também aumenta a absorção do cálcio contido no iogurte.

Advertisement. Scroll to continue reading.
combinação de alimentos

Banana ajuda as bactérias benéficas do iogurte a proliferarem

 

 

Churrasco + alecrim

Você é daqueles que babam quando é convidado para um churrasco no fim de semana? Pois aí vai uma boa notícia: cientistas da Kansas State University (EUA) descobriram que colocar um pouco de alecrim no bifão que está ali na chapa reduz em 70% a formação de compostos carcinogênicos, usualmente formados quando se cozinha ou assa a carne em altas temperaturas, o que é o caso do churrasco, por exemplo. “Os antioxidantes presentes no alecrim bloqueiam a formação de HCAs, substâncias cancerígenas. Outros temperos que funcionam da mesma maneira são o orégano, a pimenta-da-jamaica e o cravo”, conta Scott Smith, autor do estudo. Outra maneira de diminuir a formação dessas substâncias do mal é marinar a carne, o peixe ou mesmo o frango em um molho que contenha vinho ou pimenta.

 

Advertisement. Scroll to continue reading.

Foto: iStock

 

VEJA TAMBÉM:

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido