Você é mais uma pessoa, que não pode ver uma farmácia a qualquer hora do dia, que imediatamente vai se pesar e fica triste quando a balança acusa um peso indesejado? Saiba que essa escolha diária não é bem aceita por especialistas e nesse sentido a nutricionista Jéssica de Freitas vai transmitir três dicas para não se pesar diariamente.
As três dicas para não se pesar diariamente
Peso não denota êxito
“Principalmente nas mulheres, o peso corporal varia muito em questão de horas. Isso se dá por conta de vários fatores, como os hormônios, a retenção de líquido e a digestão das refeições. Essa variação é totalmente normal e deve ser considerada”, afirmou Jéssica.
Não se trata apenas de gordura
O número da balança pode permanecer, mas também poderá ter perdido quilos de gordura. “Por exemplo: isso acontece com quem ganha massa muscular. Cada pessoa deve ter acompanhamento personalizado feito por uma nutricionista”, enfatizou a profissional.
Culpa misturada com desânimo
“Pode acontecer de mesmo estando mais saudável, o seu peso não diminuir quando você se pesa. Isso gera frustração, desânimo e pode causar uma pressão psicológica, que pode acarretar em uma compulsão alimentar e entre outros malefícios para sua saúde física e mental”, concluiu Jéssica de Freitas.
Outro recado
A nutricionista e professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Thayssa Aguiar reforçou que uma alimentação saudável é possível de prevenir diversas doenças, como diabetes e obesidade. Assim, um trabalho em longo prazo ajuda tanto na concretização quanto na manutenção de um objetivo para o bem-estar diário.
“Um plano alimentar planejado de acordo com as necessidades de um paciente e elaborado por um profissional especializado traz resultados duradouros. O principal é evitar açúcares, gorduras saturadas e sódio, dando preferência a frutas, legumes, verduras, especiarias, grãos integrais e oleaginosas”, terminou Thayssa.