Fitness

Sem dor, sem ganho? 5 mitos da musculação

Treinador revela como alguns fatos famosos sobre a prática são, na verdade, mal interpretados

Sem dor, sem ganho? / Foto: Shutterstock

A frase “no pain no gain“, que significa “sem dor, sem ganho”, é mundialmente famosa na musculação. E muitas pessoas a interpretam com o sentido de que, se você não sentir dor depois do treino, é sinal de que a atividade não surtiu nenhum efeito positivo para o seu corpo. Mas, isso não é uma verdade absoluta.

E além do famoso “sem dor, sem ganho”, também existem alguns outros mitos sobre a prática de musculação, que podem confundir as pessoas. Principalmente os iniciantes. Por isso, com a ajuda do educador físico e personal trainer, Leonardo Lima, esclarecemos algumas inverdades sobre a atividade. Confira:

Mitos da musculação

1. Sem dor, sem ganho

A famosa dor após o treino é uma resposta do corpo gerada pela inflamação dos músculos que pode simplesmente parar de acontecer quando o corpo se acostuma. Portanto, nem de longe, a dor é um marco confiável de progresso.

2. É melhor fazer o aeróbico antes da musculação

Falso, pois o primeiro substrato energético utilizado durante a prática de atividades físicas é o glicogênio. Como o treino de musculação esgota os estoques de glicogênio dos músculos, ao fazer os aeróbicos logo após o treino de musculação, o organismo será obrigado a utilizar como substrato energético as reservas de gordura corporal.

3. Musculação faz bem, mas vai me deixar muito grande

A musculação vai fazer com que o tecido muscular aumente o volume, contudo, o tecido de gordura é mais volumoso do que o muscular. Por exemplo, um praticante de musculação com 90 quilos pode ter um volume corporal menor do que um sedentário de mesma altura e peso. “Isso significa que um praticante de musculação pode ver suas medidas diminuírem conforme a evolução do seu treino”, explica Leonardo.

4. Idosos devem evitar o treino

Segundo o treinador, estudos comprovam os benefícios da musculação para pessoas da terceira idade, pois, naturalmente, o idoso tem uma perda de massa muscular. Além disso, a musculação traz inúmeros benefícios, como a diminuição de dores articulares e aumento da disposição.

5. Musculação não emagrece

No momento em que a musculação aumenta o volume muscular, proporciona um aumento do metabolismo, principalmente no repouso. E esse fator faz com que haja uma potencialização do gasto calórico e, por consequência, uma redução de peso.

Você também vai gostar

Fitness

Treinador revela quais partes do corpo são acionadas durante o movimento

Fitness

Aprenda como deixar de ser "falso magro" com algumas dicas do que pode estar te atrapalhando nesse processo

Fitness

Treinador explica os riscos de realizar certos movimentos de maneira inadequada na academia

Fitness

Assessor esportivo revela as práticas mais eficientes para conseguir evoluir de maneira rápida e segura

Sair da versão mobile