Destaque Slider

5 sinais do seu corpo de que você precisa se hidratar

Dor de cabeça, sonolência e náuseas são alguns dos alertas do seu corpo de que você PRECISA se hidratar! Confira todos os sinais e previna-se

Foto: Reprodução / iStock

A desidratação é muito fácil de acontecer, ainda mais com um calor intenso. Ela pode ser decorrente de perda ou falta de ingestão da quantidade de líquidos diária necessária para o organismo.

De acordo com a endocrinologista da clínica Lavoisier Myrna Campagnoli, as causas desse problema podem variar muito. São elas: suor excessivo pela atividade física ou pela exposição solar, perdas gastrointestinais por vômitos ou diarreia, perdas respiratórias em situações de asma ou alteração do pH sanguíneo e renais, em que há aumento da diurese entre os agentes causadores da desidratação.

Foto: Reprodução / iStock

É importante lembrar que não existe uma fórmula ou um segredo para evitar a desidratação. Basta que você mantenha uma boa frequência de ingestão de líquidos ideal para o seu sexo, idade, nível de atividade física e de exposição ao calor. “Para se ter uma ideia, um adulto jovem, do sexo masculino, com atividade física moderada, em ambiente ameno e sem exposição solar, necessita de 2.500 ml de água por dia, enquanto mulheres precisam de 2.200 ml e, crianças, 2.000 ml”, afirma Dra. Myrna.

Leia também: Padaria caseira: 4 receitas de pães sem glúten

8 exercícios para fazer com uma amiga e sem equipamentos (em GIFs!)

Corrida Progressiva: Athenas em SP

 

Os sintomas da desidratação são muito variados. Por isso, a médica dá algumas dicas para saber quando se está sofrendo por desidratação. Confira:

  • Cefaleia (dor de cabeça);
  • Irritabilidade;
  • Sede e boca seca;
  • Redução da diurese (produção de urina);
  • Náuseas e vômitos ;
  • Perda de peso;
  • Cansaço e sonolência;
  • Confusão mental (em casos mais graves);
  • Coma (em casos mais graves);
  • Febre (frequente em crianças pequenas).

Na fase inicial, o tratamento é muito simples e consiste na ingestão de líquidos por via oral, preferencialmente água. Caso não haja a possibilidade de hidratação via oral, a hidratação venosa com soro fisiológico também será indicada pelo médico. Para que você não precise passar por isso, tenha sempre uma garrafinha de água perto de seu ambiente de convívio: na escrivaninha do escritório, na cabeceira da cama e também na mochila ou na bolsa. Nunca é demais!

Click to comment

Você também vai gostar

Nutrição

Ingerir bastante água é muito importante sempre, inclusive no inverno, então saiba como beber mais líquidos nessa época

Emagrecimento

Especialista em emagrecimento revela três benefícios da perda de peso que vão além dos fatores estéticos. Ganhos podem servir de motivação

Nutrição

Falta de líquido pode gerar inúmeros desconfortos para o organismo; conheça alguns alimentos ricos em água que podem te ajudar

Fitness

Não deixar os objetivos para a última hora é o segredo para chegar em forma no final do ano

Sair da versão mobile