Por: Pedro Neves
SOL FORTE
Sob um forte calor e baixos índices de umidade, foi realizada, neste domingo, dia 19, a vigésima edição da Maratona Internacional de São Paulo, uma das mais importantes provas do país. Com o clima seco os atletas tiveram uma atenção maior, como conta Justino Pedro da Silva, da equipe Cruzeiro, Minas Gerais: “A preparação foi feita, sou de Pernambuco, então estou acostumado com o calor. A hidratação é importantíssima“.
Apesar do percurso já ter mudado ao longo dos anos, nesta edição manteve-se o mesmo do ano passado. A largada feminina foi às 7:25 e a masculina, pontualmente, às 7:58 do Obelisco no Parque do Ibirapuera, São Paulo. Nesta edição, a corrida contou com 18 mil pessoas, sendo 10% mulheres.
Mesmo tendo a maratona como principal atração, a prova ainda contou com a caminhada de 3k, as corridas de 10k e 25k.
TEMPO
Com o tempo de 2h42min27seg, Rumokol Elizabeth Chepkanan, do Quênia, venceu a etapa feminina. Ela foi a vencedora da prova em 2012. O vencedor masculino foi Paul Kios Kangogo, também do Quênia, com o tempo de 2h14min18seg. Os brasileiros melhores colocados foram Sueli Pereira da Silva, que terminou a prova na quarta colocação feminina e Edmilson dos Reis Santana, que terminou em terceiro lugar.
“A prova estava muito quente, isso influenciou muito nos resultados“, conta Chepkanan, campeã feminina. Essa foi a mesma reclamação de Paul Kangogo: “estava muito quente, muito quente mesmo“. A prova teve término às 10:30, aproximadamente, e a tempertatura indicava 30 graus. Vale lembrar que São Paulo vive uma onda de calor atípica para esta época do ano.