Sucos funcionais para combater o inchaço

A chef de cozinha Carina Müller indica receitas de 3 sucos funcionais saborosos e fáceis de fazer

Sucos funcionais: três receitas. Na foto, três garrafas de suco, um verde, um laranja e um roxo.
Foto: Getty Images

O sucos naturais são ricos em fibras, minerais e vitaminas. Eles podem trazer inúmeros benefícios à saúde, como prevenir doenças, melhorar a tonicidade da pele e auxiliar a diminuição de retenção hídrica. Alguns ingredientes que podem fazer parte destes sucos possuem propriedades diuréticas e antioxidantes, mas é importante frisar que atividade física regular é essencial para a manutenção do peso e eliminação de excesso de líquidos.  A nutricionista e chef de cozinha Carina Müller preparou três receitas de sucos funcionais que combatem o inchaço. Mas lembre-se que estes sucos não devem substituir nenhuma refeição!

Sucos funcionais que combatem o inchaço

*As imagens são meramente ilustrativas.

Benefícios de alguns ingredientes

1) Pepino: possui uma grande quantidade de água, por essa razão é um excelente alimento diurético natural. Contém também silício e enxofre, elementos que ajudam na eliminação de ácido úrico pelos rins, diminuindo a retenção de líquidos.

2) Mirtilo: muito efetivo no tratamento de infecções urinárias,pois é um excelente diurético natural. Apresenta também um alto poder antibiótico, o qual permite que a bexiga se mantenha em boas condições de saúde.

3) Uvas: são ricas em água e potássio, portanto, são consideradas um alimento diurético natural potente. Além disso, apresentam níveis baixos de sódio, algo que permite que não ocorra retenção hídrica com sua ingestão.

4) Limão: tem ação diurética, acelerando a eliminação de excesso líquidos e toxinas através dos rins.

5) Morango: fonte de potássio e folato (ácido fólico) , nutrientes importantes para a formação das estruturas celulares e para o equilíbrio hídrico corporal.

6) Couve: sua composição rica em ferro, cálcio e ácido fólico proporciona um efeito desintoxicante e regulador do metabolismo.

7) Maçã: contribui para um bom funcionamento intestinal por ser rica em fibras. A ação diurética contribui para a prevenção da retenção hídrica e inchaços.

8) Beterraba: a raiz é um potente anticancerígeno e antioxidante, além de proporcionar uma ação laxante.

9) Gengibre: pode acelerar o metabolismo, auxiliando na queima de gordura corporal quando associada ao exercício físico. Ajuda em casos de azia e flatulência, assim como é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório.

10) Melancia: apresenta grande quantidade de água, por isso é um potente diurético natural. Contém licopeno, um antioxidante, e os aminoácidos presentes contribuem para o relaxamento vascular e a redução da retenção hídrica.

 

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Texto: Gabriel Gameiro/Colaborador | Edição: Érika Alfaro | Consultoria: Carina Müller, nutricionista e chef de cozinha

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