Para somar ao portfólio de modelos testados e ajudar você a escolher seu próximo tênis, avaliamos o desempenho do Air Zoom Structure, tênis da Nike para pronadores, e o Essential da T&F, versátil para treinos diversos (corrida não é o forte e contamos a seguir seus pontos fortes e fracos). Confira:
Essential, Track&Field
Preço: R$ 399
Categoria: tênis de corridas curtas e treinos do dia a dia, como musculação, caminhadas e funcional, por exemplo
O novo Essential da Track&Field é para corridas de até 5 km e treinos do dia a dia, mas seu design lindo permite combiná-lo com looks do dia a dia. Além disso, o par veste muito bem: por ser anatômico, parece que os pés ficam menores do que são.
Na prática, o Essential se saiu muito bem: em treinos funcionais, por exemplo, entrega o conforto e a estabilidade necessários para movimentos bruscos e de impacto; na corrida, não machuca os pés em nenhuma das extremidades.
Outro ponto positivo é o seu sistema de amarração ajustável de elástico, que traz mais firmeza aos pés sem afrouxar o cadarço durante os treinos. O cabedal confeccionado em peça única também é um diferencial do calçado, trazendo mais praticidade e menos riscos de machucar os pés com algum detalhe do acabamento interno.
O único ponto negativo é o seu grip, que escorrega um pouco em terrenos úmidos. Apesar disso, o tênis é um produto excelente e bastante competitivo com os best-sellers.
Resumo em notas
Amortecimento 4
Estabilidade 4
Flexibilidade 5
Segurança 4
Conforto 4
Leveza 4
Quem testou: Amanda Preto é meia-maratonista amadora, adora novidades de running e é editora-chefe da Sport Life
Air Zoom Structure 20, Nike
Preço: R$ 379,90
Categoria: tênis de amortecimento para pisada pronada, ideal para corridas de curta e longa distâncias
Na minha opinião, a 20ª edição do Air Zoom Structure é a melhor já apresentada. A combinação entre tecnologias como a Dynamic Support, que fornece sustentação e estabilidade, com o amortecimento responsivo Air Zoom (cápsulas de ar que dão impulso no momento de aterrissagem durante a corrida) oferece um combo perfeito para corredores de pisada pronada. O que mais gostei no calçado foi a segurança em terrenos planos ou desnivelados, do conforto e do cabedal arejado. Não há descontentamento com nenhuma tecnologia, apenas ressalto que, se o produto fosse um pouco mais leve, sem dúvidas seria mais utilizado em competições ou em treinos de velocidade. Eis o único ponto que pode trazer certa insatisfação a alguns corredores, pois o modelo não é dos mais leves (a versão feminina pesa 264 g) e deixa as passadas um pouco mais lentas. Mas certamente vale o preço que se paga, já que o calçado é resistente e propõe um conjunto tecnológico de peso.
Resumo em notas
Amortecimento 4,5
Estabilidade 5
Flexibilidade 3
Segurança 5
Conforto 5
Leveza 3
Quem testou: Kauana Araújo é maratonista, jornalista e ex-Digital Expert de Running da Nike do Brasil
VEJA TAMBÉM:
Teste do tênis: saiba qual modelo se encaixa ao seu objetivo
Corrida: 5 cuidados indispensáveis para pele e cabelos
Bike em jogo: pedalar ajuda a correr mais rápido