Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Treinar gripado é perigoso? Saia o que pode acontecer com o organismo

O foco precisa ser contido quando há um problema de saúde

Malhar gripado
Malhar gripado - Shutterstock

Não descumpre com a sua rotina de exercícios físicos com a alimentação saudável? Que ótimo! Essa dedicação fará diferença para os seus resultados no futuro próximo. No entanto, existem alguns percalços no meio do caminho, que precisam de consideração. Aí surge a pergunta: qual o perigo de treinar gripado?

Não vale a pena treinar gripado, diz médica

“Então, o ideal é o paciente ficar em repouso para ele conseguir direcionar as energias para o combate a infecção. Se você for fazer qualquer atividade física, isso vai desviar energia, que o seu corpo usaria para combater o que pode levar ao maior número de complicações e pode ter uma evolução mais arrastada da doença”, respondeu com exclusividade para o Sport Life a pneumologista do Hospital São Marcelino Champagnat Dra. Stella Kapp.

Essa colocação da doutora Stella esclarece que um sujeito que passa por qualquer tipo infecção precisa de muita energia para que o seu sistema imunológico enfrente essa doença tanto o vírus quanto a bactéria.

“Outra coisa importante é que qualquer infecção respiratória, como resfriado comum, covid-19 e gripe, todas essas infecções você tem uma transmissão por aerossol. Você tem uma chance maior de transmitir esses aerossóis quando você faz atividade física. Você vai estar com uma frequência respiratória aumentada. Agora as pessoas estão sem máscaras. Então, melhor não ir doente para uma academia ou qualquer espaço para fazer exercício físico”, advertiu Kapp.

Palavra final

“Após a resolução principal do quadro, é indicado o paciente retomar as atividades físicas principalmente após os primeiros dias. Atividade física é sempre estimulada e bom, mas nesse período de doença principal o ideal é que a pessoa repouse justamente para o sistema imunológico ter mais força para combater infecção”, encerrou a doutora Stella.

Acréscimos sobre a gripe

O ciclo de maior incidência de gripe no Brasil ocorre de abril a outubro, mas a possibilidade variação conforme cada região. Apesar de acontecer em qualquer época do ano, a gripe torna-se frequente no inverno devido ao favorecimento da disseminação dos vírus, que causam as infecções, como a gripe e o resfriado.

As campanhas de vacinação no Brasil se intensificam nos tempos de outono e inverno, com direcionamento para as crianças, idosos e gestantes, conhecido como os públicos vulneráveis ao agravamento dessa gripe.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) já anunciou que por ano tem estimativa de que 3,5 milhões de pessoas desenvolvam uma versão grave da gripe. A entidade acrescentou que crianças, idosos, portadores de doença pulmonar, cardiopatas e imunocomprometidos são os mais afetados.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Treinos

Professor revela quatro técnicas especiais para realizar uma caminhada de verdade

Eventos

Espaço dedicado para os nutricionistas ampliarem a sua visão de negócios

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Treinos

A disciplina é o que importa para conquistar ganhos expressivos

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Treinos

Professor revela quatro técnicas especiais para realizar uma caminhada de verdade

Eventos

Espaço dedicado para os nutricionistas ampliarem a sua visão de negócios