Sofre com dores na coluna? A fisioterapeuta Lívia Rodrigues, membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato Ortopédica (ABRAFITO), destaca a importância do treino de lombar na rotina da academia.
Como ela sinaliza, o treino de lombar é, muitas vezes, negligenciado, mas extremamente importante para fortalecer essa região do corpo e prevenir dores na coluna. Além disso, praticar exercícios com foco na lombar auxilia nos movimentos de outros exercícios indicados para treinos de perna e braço. “Precisamos lembrar sempre que o corpo está interligado”, aconselha.
Por que o bem-estar da lombar é tão importante?
A lombar tem a função de sustentação do nosso corpo, sendo a região da coluna que mais recebe carga. Por conta disso, é também a região com maior queixa de dor. Ela garante nosso equilíbrio e permite o movimento do quadril. “Manter a região forte e funcional ajuda a prevenir lesões e as dores musculares”, afirma Lívia Rodrigues.
Como exercitar a lombar e melhorar a dor na coluna?
Lívia expõe que exercícios com pesos livres são os mais indicados, como agachamento e levantamento terra, que fortalecem naturalmente a lombar. “Podemos incluir exercícios de estabilidade como a prancha, em superfícies instáveis que aumentam a propriocepção e os abdominais”, acrescenta.
Sobre a frequência indicada, a especialista afirma que não há uma receita de bolo. “Uma pessoa que sempre foi sedentária deve começar respeitando a capacidade do seu corpo, fazendo exercícios de 2 a 3 vezes na semana e aumentar gradativamente. Quem já tem o hábito de fazer exercícios, aí sim fazer com uma frequência maior”, aconselha a fisioterapeuta.
O que não devo sentir durante os exercícios?
Lívia recomenda que os exercícios sejam feitos sempre com supervisão de um profissional, mesmo que a pessoa já tenha experiência com atividades físicas. Ela também destaca que os exercícios não devem causar dor no momento da execução. Afinal, a presença de dor significa que algo está errado.
A fisioterapeuta explica que aquela dor muscular que aparece de 24h a 48h após o exercício é normal, mas se ela não sumir sozinha também é um sinal de alerta. “Vale lembrar também, que dores crônicas na lombar não são impeditivo para realização de exercícios, pelo contrário, eles ajudam muito! Sempre com indicação profissional”, finaliza.