Definir músculos

Treinar músculos secundários reduz o risco de lesões

Os músculos secundários são fundamentais para manter o equilíbrio entre as diferentes regiões e para reduzir o risco de lesões

Foto: Shutterstock

Os músculos secundários servem como apoio e dão suporte para os maiores. Eles se fazem presente em movimentos comuns do dia a dia e são acionados quando fazemos alguns dos exercícios mais conhecidos das salas de musculação, apesar de não serem tanto falados.

Portanto, fortalecer essa musculatura ajudará, e muito no cotidiano, além de apenas executar determinados exercícios na academia. É importante ressaltar a importância de trabalhar o organismo de uma forma global, gerando equilíbrio entre as diferentes regiões. Isso fará com que o risco de lesões, principalmente por aqueles que também se dedicam a outros esportes, seja reduzida drasticamente. Confira os principais:

Peitoral – Músculo secundário: tríceps braquial
Eles melhoram a estética e acabam com a flacidez na região. Mulheres acumulam mais gordura no tríceps, também conhecido como “músculo do tchau”.

Costas – Músculo secundário: bíceps braquial
Tem diversas funções, sendo as mais importantes a de ajudar a flexionar o cotovelo e girar o antebraço. Além disso, o bíceps é um dos músculos mais conhecidos do corpo e popular entre homens e fisiculturistas, já que aumenta consideravelmente de tamanho com o treinamento de pesos. Exercitá-lo ajuda a evitar lesões e resulta em um corpo mais harmonioso.

Quadríceps – Músculo secundário: glúteo máximo
Pessoas com dor na lombar geralmente têm o glúteo pouco fortalecido. Ajuda a segurar a postura e tira a sobrecarga da lombar e joelhos.

Posterior da coxa – Músculo secundário: panturrilha (sóleo)
Músculo muito acionado em alguns esportes, como a caminhada e a corrida. Fortalecê-lo ajuda a evitar lesões. A panturrilha também auxilia a bombear o sangue de volta ao coração.

Posterior da coxa – Músculo secundário: panturrilha (gastrocnêmio)
Músculo mais superficial da panturrilha e participa, por exemplo, da flexão dos joelhos. É um dos grandes desafios de quem faz musculação, já que ele é difícil de ser fortalecido.

Costas e bíceps – Músculo secundário: antebraço (braquiorradial)
Ajuda a ganhar a resistência necessária para que não haja uma fadiga nessa musculatura, atrapalhando o trabalho de outros  grupos  musculares.

Você também vai gostar

Treinos

Na dúvida, consulte um especialista para te instruir na busca dos seus objetivos

Treinos

Educador físico esclarece as principais dúvidas sobre a musculação. Conheça os benefícios que a modalidade garante à saúde

Saúde

Além de massa muscular, rotina de musculação ajuda a fortalecer ligamentos, tendões e articulações, o que garante um envelhecimento saudável

Condicionamento Físico

Os músculos cumprem funções imprescindíveis no organismo. Saiba como ganhar e manter a quantidade certa de massa muscular

Sair da versão mobile