(+) Esportes

5 diferenças do treino dos homens e das mulheres

Homens e mulheres têm diferenças no seu tipo de treino, que vai do objetivo até características psicológicas e sociais. Veja quais

Foto: iStock

O objetivo no treino pode até ser o mesmo, mas homens e mulheres têm algumas características destoantes que devem ser levadas em consideração na busca de resultados. Algumas, inclusive, têm a ver como as mulheres são vistas pela sociedade. Veja as diferenças:

 

Foto: iStock

1 – Recuperação mais rápida

A capacidade de recuperação da mulher após exercícios de alta intensidade é normalmente maior que a dos homens. Por isso, normalmente, elas precisam de menos tempo de descanso entra as séries. Por isso um descanso mais longo entre repetições pode deixar uma mulher mais irritada e cansada de esperar. Os programas de treino para mulheres devem incluir uma maior frequência de estímulos para aproveitar sua maior capacidade de recuperação.

 

2 – Estimular o corpo todo no mesmo treino

Geralmente as mulheres se dão bem quando treinam o corpo todo em uma sessão. Isto vem reforçado pela capacidade feminina de se recuperar mais rápido que os homens. A não ser que a mulher seja fisiculturista, não é indicado que divida seu treino por zonas musculares.

 

3 – Se sentir observada

Muitas mulheres não se ficam a vontade durante a musculação na academia, podem se sentir observadas e inseguras. Se esse é seu caso, pode levar algumas amigas para academia com você, assim todo mundo se sente mais confortável. Mas se mesmo assim você ainda não se sentir bem, o ideal é que você mude de academia.

 

Veja também: 15 ideias de presentes fitness para mulheres16

 

4 – Diferenças anatômicas e fisiológicas

As diferenças não são poucas. Muitas mulheres tem os joelhos em X, o que exige um cuidado técnico maior em alguns exercícios que o utilizam muito. Os desequilíbrios musculares que aparecem nas mulheres são diferentes dos que aparecem nos homens. Por exemplo, uma menos relação de força quadríceps/isquiotibiais. As mulheres normalmente produzem apenas 10% da testosterona que os homens, esse é o motivo pela dificuldade maior que elas tem de gerar músculos.

 

5 – Mulheres são mais competitivas

Os homens disputam entre si, por outro lado, as mulheres competem com elas mesmas. Querem sempre fazer melhor que ela mesma e levantar mais cargas que no último treino. Comece com calma e aprenda a progredir devagar para não se machucas, e não tenha medo de diminuir a carga quando perceber que exagerou.

 

Click to comment

Você também vai gostar

Angélica Almeida

Angélica Almeida, personal trainer e colunista do Sport Life, revela o segredo para encontrar motivação

Nutrição

Aprenda a fazer pratos deliciosos para garantir a hipertrofia desde cedo

Nutrição

O consumo regular ajuda no ganho de massa muscular

Treinos

São dez dicas para atingir resultados em longo prazo

Sair da versão mobile