Assim como as demais estações do ano, é essencial tomar medidas preventivas para garantir a saúde, ou seja, vale a pena ouvir as orientações de um especialista. Dessa forma, a infectologista do Hospital Adventista Dra. Odeli Nicole Iasd vai transmitir três dicas para evitar doenças respiratórias no inverno.
O trio de ajudas para evitar doenças respiratórias no inverno
Ambientes ventilados
“Certifique-se de que sua casa e local de trabalho estejam sempre arejados, que abre janelas regularmente para permitir a circulação de ar fresco. Evite aglomerações, especialmente em locais fechados, pois a alta concentração de pessoas facilita a disseminação de vírus e aumenta o risco de contágio”, declarou.
Aquecido e hidratado
“Proteger-se do frio com roupas adequadas é essencial para evitar a exposição ao frio intenso, que pode enfraquecer o sistema imunológico. Além disso, o ar seco do inverno pode desidratar as mucosas das vias respiratórias e tornando-as mais suscetíveis a infecções. Portanto, beba bastante água para manter a hidratação”, aconselhou.
Hábitos saudáveis
“Adotar um estilo de vida saudável fortalece o sistema imunológico. Consuma uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais, pratique exercícios regularmente e durma bem. Um sono adequado é essencial para a recuperação do corpo e para manter o sistema imunológico forte”, concluiu a Dra. Odeli Nicole Iasd.
Dado
O levantamento produzido pela SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia) garantiu que cerca de 20% da população brasileira sofre de doenças respiratórias agravadas pelo frio.