Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Vai viajar? 9 importantes cuidados para manter a saúde em dia

São medidas criadas para evitarem um possível problema inesperado no passeio

Viajar
Viajar - Shutterstock

Início de ano é coincidido como período de férias para muitas pessoas, ou seja, o momento perfeito para arrumar as malas e cair na estrada! Outro cuidado importante nesse tempo de lazer é a saúde. Então, veja na sequência nove dicas importantes de saúde para quem vai viajar.

Nove dicas para viajar com a saúde em dia

Movimente-se

Até em um espaço de difícil circulação é necessário se mexer para que evite trombose e embolia pulmonar. Esse é o conselho indispensável para sua viagem tranquila.

“Em viagens longas, as pernas ficam para baixo e paradas na mesma posição por muito tempo. Sem contração muscular da panturrilha, o sangue não circula como deveria e acaba migrando para os tecidos ao redor, ocasionando inchaço. No avião, procure caminhar no corredor ou movimentar os membros inferiores no seu próprio lugar. Já nas viagens de carro, faça paradas regulares para esticar as pernas”, explica a Dra. Aline Lamaita.

Sem controlar a urina

“Essa prática quando feita por longos períodos de tempo, como durante uma viagem, pode favorecer o surgimento de infecções urinárias. Além disso, se você estiver de carro, há o risco de a bexiga cheia romper em caso de colisão ou acidente, o que geralmente não ocorre quando ela está vazia”, garante a médica nefrologista Dra. Caroline Reigada.

Alimentação

É de se lembrar que os restaurantes, lanchonetes e quiosques de rodoviárias e aeroportos cobram preços “salgados” nas suas refeições. Não é mesmo? Leva algum produto de sua casa ou passe em algum supermercado para comprar aquela comida “boa e barata”.

“Aeroportos e rodoviárias geralmente não têm muitas opções de alimentos saudáveis, então prepare-se e leve frutas, lanches naturais, barrinhas e outros snacks leves e saudáveis”, recomenda a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Controle o álcool

Bebidas alcoólicas em excesso devem ser evitadas por vários motivos, incluindo desidratação do corpo, intoxicação hepática e sintomas neurológicos, todos indesejáveis em períodos de viagens”, confirma Garcez.

Cuidado com os remédios

É comum ver alguém que use esses medicamentos para dar sonolência. A diferença é que poucos sabem que o melhor é evitar esse mecanismo. “Qualquer medicação que causa sonolência reduz o poder de julgamento e, logo, aumenta a possibilidade de confusão mental. Os medicamentos hipnóticos prejudicam as funções motoras e cognitivas, aumentando o risco de acidentes e quedas, especialmente no caso de idosos e principalmente em ambientes que podem levar ao desequilíbrio, como em um navio, alerta Reigada.

Atenção com a pele

“Além da falta de umidade do ambiente, o próprio ar bombeado para dentro da aeronave causa ressecamento, pois chega a temperaturas bem baixas. Com isso, ocorre uma evaporação mais rápida da água presente na pele, levando à desidratação”, justifica a médica Dra. Paola Pomerantzeff.

“Para o rosto, utilize um hidratante leve em sérum e não se esqueça também da área dos olhos, que podem ficar mais inchados durante a viagem. Invista também na água termal, que hidrata, refresca e acalma a pele. Borrife durante a viagem e deixe que o produto seque completamente. Na hora de dormir, aproveite as horas de descanso e use uma máscara hidratante”, complementa Paola.

Cabelos

É outro tipo de atenção enquanto estiver a bordo. “Os cabelos tendem a ficar mais ressecados durante o voo e a raiz mais oleosa. Logo, para evitar o ressecamento, aplique leave-ins ou óleos nos fios antes do embarque e até mesmo durante a viagem, se for mais longa”, diz a dra. Cintia Guedes.

Proteja-se do sol

“As janelas do avião não bloqueiam os raios UVA, que provocam o envelhecimento precoce da pele e o câncer de pele. Além disso, devido à altitude mais elevada, esses raios UVA são ainda mais prejudiciais que o normal. O protetor solar deve ter fator de proteção solar (FPS) de, no mínimo, 30. Além disso, procure produtos próprios para o seu tipo de pele. As opções são inúmeras. Existem produtos específicos para a pele oleosa, seca, sensível, com cor e sem cor e por aí vai”, garante Pomerantzeff.

Relógio

Se o seu destino está em outro fuso horário, atenção com jet lag! “O jet lag é uma condição caracterizada por distúrbios gastrointestinais, prejuízos no desempenho cognitivo e físico, sonolência diurna excessiva e insônia durante a noite. Dependendo da quantidade de fusos horários atravessados, é natural não termos vontade de comer na hora do almoço, por exemplo, mas é importante realizar um esforço, pois é uma pista temporal que ajuda a sinalizar e sincronizar o núcleo supraquiasmático, responsável por regular os ciclos circadianos”, finaliza Caroline Reigada.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Entenda como o açúcar pode estar presente na sua alimentação de maneira disfarçada

Nutrição

Esse alimento é uma figurinha famosa mas mais diversas dietas saudáveis

Nutrição

Mais uma prova de como adaptar o doce no seu dia a dia

Nutrição

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão

Saúde

Outro estudo que denota o perigo do consumo dessa bebida

Treinos

Essa compreensão é importante antes de montar cronograma de treinos

Advertisement

Você também vai gostar

Nutrição

Entenda como o açúcar pode estar presente na sua alimentação de maneira disfarçada

Nutrição

Esse alimento é uma figurinha famosa mas mais diversas dietas saudáveis

Nutrição

Mais uma prova de como adaptar o doce no seu dia a dia

Nutrição

Alimentos ricos em nutrientes e vitaminas impactam no bom funcionamento da visão