9 vantagens que corredores têm em relação aos demais

Melhora a mente, a saúde, a prática de outros esportes… Quem é corredor está na frente de quem ainda não descobriu a importância da corrida

corredores
Foto: Getty Images

Se todo mundo já sabe que correr faz bem e mesmo assim ainda tem gente que não é um corredor, vamos mostrar as vantagens de ser ativo. Confira!

1. Comer pão sem culpa
Um bom motivo para inserir a corrida na rotina é que após a atividade alimentos de alto índice glicêmico estão liberados. Os carboidratos presentes no pão branco, massa e arroz branco – tão temidos pela turma da dieta – são necessários para a recuperação e reposição de glicogênio muscular. Neste momento, um pão francês pode ser consumido, mas claro, sem exagerar na quantidade.

2. Exames nota 10
Quem corre semanalmente pelo menos 16 km tem 39% menos chances de usar remédios para pressão alta e 34% menos probabilidade de precisar baixar o colesterol com medicamentos em comparação com aqueles que não correm mais do que 3 km. Uma outra pesquisa, de cientistas da Universidade do Sul da Califórnia (EUA), acompanhou 91 corredores de 50 a 60 anos e descobriu que eles tinham melhores valores de pressão arterial, colesterol e triglicérides em comparação a sedentários da mesma idade.

3. Mente sã… Para sempre
Um estudo mostrou que mulheres ativas durante a adolescência tinham menos propensão a desenvolver demência na velhice. E um estudo da Universidade de Pittsburgh (EUA) comprovou que mesmo a caminhada tem ação efetiva na diminuição dos riscos de demência. A pesquisa foi realizada com quase 300 pessoas com média de 78 anos e, ao fim de 13 anos, a turma dos que andavam pelo menos 1,5 km por dia não apresentou perda de massa cerebral, ao contrário dos sedentários.

4. Longe da asma
Pesquisadores pediram a asmáticos que fizessem exercícios aeróbicos e musculação por uma semana. Após três meses, eles relataram menos chiado e falta de ar. Outra pesquisa, conduzida na Suécia, avaliou que pessoas que se exercitam durante uma hora por dia são 18% menos propensas a sofrer infecções respiratórias.

5. Viagens mais intensas
Correr em outras cidades ou países é uma ótima maneira de aproveitar mais os lugares e vivenciar experiências únicas. Ou, pelo menos, é mais um belo pretexto para fazer as malas após o fim da pandemia e sair pelo mundo com seus tênis.

6. Prevenido e organizado
Se você é desligado, a corrida também pode te colocar no eixo. Para fazer o que gosta, é preciso ter disciplina, organização e planejamento: programar o melhor horário para treino, hidratação, rotas, alimentação e, um dia antes das provas importantes, deixar tudo preparado. Nada de improviso.

7. Sem limite de idade
Em todas as corridas – e especialmente as maratonas –, é cada vez maior o número de corredores com 50 anos ou mais. Ou seja, não há desculpa de idade para não calçar os tênis. “Eu recomendo a corrida de rua por proporcionar saúde, ser um esporte que pode ser praticado em todos os locais e, se bem orientado, pela maioria das pessoas com diferentes níveis de condicionamento e idade. Mais do que só ter qualidade de vida, a corrida te proporciona uma vida com independência”, enaltece André Ricardo, diretor técnico da BR Move Treinamento de Corrida.

8. Facilitando outros esportes
A corrida pode ser excelente aliada de outros esportes, por dar a base de resistência cardiorrespiratória e muscular. A corrida melhora a capacidade aeróbia, característica importante para qualquer modalidade. Para fazer exercícios anaeróbios ou explosivos e outros trabalhos mais intensos, essa capacidade é fundamental.

9. Liberte-se de seus genes
Um estudo realizado na Finlândia com gêmeos constatou que aqueles que foram mais ativos ao longo de 32 anos acumularam 50% menos gordura corporal que o irmão. Ou seja, gene não é determinante, e a corrida pode garantir sua boa forma.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você