Nutrição

Veganismo e fraqueza óssea: academia e suplementação podem ajudar

Evidências mostravam que o veganismo pode causar fraqueza óssea. Novos estudos revelam que a academia pode reverter quadro

Veganismo e fraqueza óssea: academia e suplementação podem ajudar / Foto: Shutterstock

Muito se fala sobre as carências nutricionais que o veganismo pode acarretar. Até então, evidências médicas mostravam que a dieta vegana estava relacionada com a fraqueza óssea. No entanto, um estudo publicado recentemente por pesquisadores da Universidade de Viena, na Áustria, mostrou que a academia é uma maneira eficiente de garantir a saúde dos ossos, mesmo sem o consumo de proteína animal.

A descoberta é importante, já que o número de adeptos do veganismo cresce a cada dia. No Brasil, uma pesquisa realizada pelo antigo Instituto Ibope, em 2018, mostrou que 14% da população do país declarou não consumir produtos de origem animal. Em 2012, esse número tinha sido 75% menor.

Veganismo, nutrientes e suplementação

O médico nutrólogo e membro da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (Sobraf), Dr. Fernando Cerqueira, afirma que os veganos precisam malhar pesado e também fazer uma suplementação intensa, sobretudo de cálcio e vitaminas do complexo B, principalmente a B12.

“O estilo de vida vegana faz com que a ingestão de algumas vitaminas seja praticamente nula. Uma delas é o cálcio, que fortalece os ossos. Os veganos também têm uma maior dificuldade de ganho de massa muscular”, relata o especialista. 

As evidências anteriores reforçam a declaração do médico. Uma revisão de pesquisadores da Universidade de Regensburg, na Alemanha, analisou 74 estudos sobre o tema, com mais de 150 mil participantes, Como resultado, os pesquisadores descobriram que as pessoas veganas tiveram uma ingestão de cálcio “significativamente inferior” à dos onívoros – que comem carne e plantas. “Essa descoberta enfatiza a necessidade de os veganos monitorarem seu status de cálcio”, defenderam os autores da análise.

Um outro trabalho, desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, analisou dados de mais de 55 mil britânicos e constatou que aqueles com dietas veganas e vegetarianas tiveram um risco 43% maior de fraturas totais.

O Dr. Fernando destaca que essa má-nutrição é característica apenas dos casos que não incluem a suplementação na dieta, já que hoje há uma variedade de proteínas veganas que ajudam neste ganho, como o Whey. “Ser vegano é um estilo de vida e, como todo estilo de vida, tem seus prós e contras. É importante ser acompanhado bem de perto por um profissional para que a sua saúde não seja comprometida”, finaliza.

Você também vai gostar

Fitness

Identificar cada proposta ajuda no alcance dos objetivos

Fitness

Musculação não é apenas empurrar e puxar peso, é necessário ter planejamento

Nutrição

Outro tópico checado pelo Sport Life para impedir a disseminação de mitos sobre esse suplemento

Nutrição

O consumo consciente desse suplemento traz vários ganhos para saúde

Sair da versão mobile