13 benefícios da dança: atividade pode gastar mais de mil calorias

Com diferentes estilos e ritmos, a prática alia diversão, bem-estar e condicionamento físico

benefícios da dança
Benefícios da dança / Foto: Shutterstock

Os benefícios da dança, ao contrário do que alguns imaginam, vão além da diversão e da descontração. Colocar uma música que te agrada e deixar o corpo se mexer naturalmente, além de tornar o dia mais alegre, pode ser uma importante ferramenta para conquistar aquele tão sonhado corpo atlético.

É claro que não podemos esquecer que o condicionamento físico – seja para quem está acima do peso, ou para quem é muito magrinho – depende de inúmeros fatores. Podemos citar a boa alimentação, o descanso correto e até mesmo questões hormonais e genéticas.

No entanto, é inegável a importância de incluir uma atividade física na rotina. E se você é daqueles que não gosta de praticar nenhum esporte específico, dançar pode ser uma excelente solução.

“São muitos os ritmos que podem ajudar a manter o corpo saudável, além de reduzir o estresse e a ansiedade”, afirma a bailarina Helô Gouvêa, que comentou sobre os benefícios da dança e como a atividade é importante para a saúde física e mental.

Com o auxílio da educadora física, Andrea Sbrissa, realizamos uma estimativa de quantas calorias é possível gastar com diferentes tipos aula de dança – de até 90 minutos. Lembrando que tudo vai depender do grau de intensidade e das individualidades de cada pessoa. Confira:

  • Walk Dance: 500 calorias
  • AeroJazz: 1.500 calorias
  • Aerozouk: 1.500 calorias
  • Street Dance: 700 a 1.000 calorias
  • Zumba: até 1.200 calorias

“O bom é que qualquer pessoa pode praticar, desde que não tenha nenhum impedimento médico. Não existe idade para dançar: basta existir a vontade de libertar o corpo e se deixar levar pelo ritmo da música. Na dança, o objetivo principal é se divertir e dançar, os benefícios são meras consequências”, afirma a treinadora.

Para exemplificar melhor quais são os benefícios da dança, as especialistas nos ajudaram a listar 13 vantagens de incluir a atividade na rotina. Veja:

  1. Melhora o sistema imunológico;
  2. Combate o estresse;
  3. Ajuda a melhorar as tensões musculares;
  4. Aumenta a socialização, criatividade e concentração;
  5. Ajuda na manutenção da estrutura óssea e muscular;
  6. Diminui o risco de morte por doenças cardiovasculares, diabetes tipo II e tratamento de diabetes tipo I;
  7. Controla o peso corporal;
  8. Alivia a ansiedade;
  9. Reduz e ajuda no tratamento de depressão;
  10. Previne a hipertensão, infarto e osteoporose;
  11. Melhora a postura, autoestima e flexibilidade;
  12. Reduz dores, obesidade e fadiga;
  13. Melhora a capacidade pulmonar aumentando pequenos vasos que irrigam os alvéolos pulmonares.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você