Connect with us

O que você está procurando?

(+) Esportes

Conheça Ushuaia, a cidade mais austral do planeta

A capital da Terra do Fogo, no extremo sul da Argentina, é destino certo de quem curte esportes de inverno e belas paisagens

Patagônia - Ushuaia, a cidade mais austral do planeta
Patagônia
[PAGE TITLE]

Uma ilha dividida ao meio entre Chile e Argentina, separada do continente pelo Estreito de Magalhães e que possui uma vasta área do território ainda selvagem devido às suas inóspitas condições climáticas. Ali fica o município de Ushuaia, às margens do Canal de Beagle e rodeado pela Cordilheira dos Andes.

Patagônia - Ushuaia, a cidade mais austral do planeta

Patagônia

A cidade mais próxima ao Pólo Sul – situada a 4 000 km deste – foi batizada de Terra do Fogo por causa do grande número de fogueiras indígenas que brilhavam ao longo da costa na época em que os primeiros navegadores passaram pelo local.

A região também é conhecida como “Fim do Mundo”. O termo por si já aguça a curiosidade. E esse interesse é retribuído com um belo contraste de paisagens de planícies morros de até 1 500 m, como o Monte de Olívia, e um ecossistema particular que combina cenários de campos, bosques, montanhas, geleiras, lagos e mares. Além disso, numerosas espécies de aves, baleias e leões-marinhos habitam ou rodeiam o lugar. Alguns freqüentam a ilha apenas em períodos determinados: os pingüins,por exemplo, transitam pela região entre novembro e março.

Há muito o que desfrutar nos arredores de Ushuaia. E as atividades são para todos os gostos: navegações contemplativas pelos canais fueguinos, trilhas dentro do Parque Nacional, caminhadas por tranqüilas estradas de terra com encantadores visuais e montanhas cobertas de neve propícias para a prática de esqui e snowboard. Tudo isso está a poucos quilômetros do centro da cidade. Pelas rendondezas também é possível encontrar as famosas “lengas bandera”, árvores típicas do local e que nascem com galhos e troncos inclinados pela forte ação do vento.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Parque Nacional Terra do Fogo

Terra do Fogo em Ushuaia, a cidade mais austral do planeta

Terra do Fogo

Criada em 1960, a reserva estende-se por 63 000 hectares. Esse bosque subantártico argentino fica a apenas 12 km de Ushuaia. Dentro do parque existem diversas trilhas que possibilitam o encontro com inúmeros tipos de pássaro e mamífero. Facilmente o visitante também se depara com muitos roedores, já que coelhos e castores foram introduzidos na região e, por não terem predadores naturais no local, reproduziram-se abundantemente e tornaram-se pragas na área.

Há uma tarifa de ingresso para o parque que custa 20 pesos. Os percursos a serem realizados permitem observar a Baía Ensenada, a cascata do Rio Pipo, o mirante da Ilha Redonda, a Lagoa Negra e a Baía Lapataia. Nos domínios da reserva está o trecho final da Rota Nacional 3 e da Rodovia Pan-americana na América do Sul.

Estação de Cerro Castor

Snowboard em Ushuaia, a cidade mais austral do planeta

Snowboard

A inauguração oficial da temporada de inverno em Ushuaia é programada para a noite de 20 de junho e ocorre junto à Festa Nacional da Noite Mais Longa do Ano. Nessa comemoração, é feita uma extensa caminhada, na qual os participantes seguram tochas, e há uma série de eventos recreativos e culturais na cidade. Depois da ampla celebração que envolve moradores e turistas, começa a temporada dedicada aos esportes de inverno que perdura até a primeira quinzena de outubro.

Uma das estações de esqui mais visitadas da região é a de Cerro Castor, localizada na Rota 3, a 26 km de Ushuaia. O centro oferece pistas e escola com cerca de 20 instrutores para esqui, snowboard e patins. No complexo, que fica logo em sua entrada, é possível alugar todos os equipamentos necessários à prática das modalidades de neve. Todos os aparatos são renovados de acordo com as tendências de cada temporada.

No total, são 15 pistas: 5 verdes (nível de principiante); 4 azuis (intermediário); 4 vermelhas (avançado) e 2 pretas (apenas para quem domina a técnica). A soma geral contabiliza 17 km de comprimento e uma superfície de 400 hectares, com 772 m de desnível. A estação está equipada com três teleféricos quádruplos que levam às pistas e têm capacidade de transportar até 5 000 passageiros por hora.

Advertisement. Scroll to continue reading.

As estatísticas registradas nos últimos 12 anos garantem que as montanhas permancem cobertas de neve e com plenas condições para prática de esqui e snow entre junho e outubro.

Lago Escondido

Lago escondido - Ushuaia, a cidade mais austral do planeta

Lago escondido

Seguindo ainda pela mesma Rota 3 que leva a Cerro Castor, a 60 km de Ushuaia, é possível avistar vales e, em meio a eles, o Lago Escondido. A estrada é sinuosa, bem pavimentada e proporciona lindos cenários. Já o lago é repleto de vida selvagem em sua volta e propicia a pesca esportiva.

O que levar na bagagem?

– Um bom par de botas e roupas que protejam contra frio, chuva e vento. A temperatura fica entre 0ºC e 5ºC nas noites de verão e a sensação térmica no inverno pode chegar a -20ºC.

– Não esqueça o filtro solar e leve óculos com proteção UV. A região fica sob uma das maiores falhas na camada de ozônio.

Advertisement. Scroll to continue reading.

– Esteja sempre prevenido para mudanças de tempo,  já que a proximidade do pólo e a geografia montanhosa proporcionam mudanças rápidas e inesperadas nas condições do tempo. O clima é frio e úmido, com ventos e chuvas frequentes, muitas vezes combinadas com neve.

– Não deixe de colocar na mala um casaco impermeável e um corta-vento. Gorros e luvas também serão sempre úteis em Ushuaia.

Qual a melhor época para ir a Ushuaia?

Patagônia - Ushuaia, a cidade mais austral do planeta

Patagônia

No sul da Patagônia Argentina, cada período do ano tem suas características singulares e particularmente atraentes. No verão, as temperaturas ficam em torno de 17ºC, ainda que a sensação térmica seja menor, pois o vento é bastante incidente. Os dias também se tornam mais longos – a luz do sol perdura por cerca de 17 horas – e é também a época em que uma maior quantidade de espécies de animais circula pela região.

Já nos meses de inverno, as grandes atrações são as frequentes nevascas, os morros cobertos de gelo e a possibilidade de praticar esportes de neve. Os dias ficam mais curtos: a luz natural se mantém por apenas sete horas. E os termômetros marcam números próximos ao 0ºC. Entretanto, os ventos são mais fracos e as chuvas menos constantes. De qualquer forma, nas quatro estações embarque para sua viagem bem preparado e equipado para enfrentar o frio e as mudanças bruscas de condições climáticas.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Os habitantes de Ushuaia ressaltam que em suas terras é raro um dia permanecer com tempo estável – eles afirmam que isso acontece apenas em torno de 10 dias por ano. Devido aos intensos ventos que atingem o local, em geral, há oscilações abruptas do clima em curtos espaços de horas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

Aplicado como preenchimento para aumentar a musculatura, óleo mineral pode ser fatal

Fitness

Treinador explica os riscos de realizar certos movimentos de maneira inadequada na academia

Condicionamento Físico

Parar de praticar exercícios físicos por um tempo pode dificultar a volta para a academia. Confira como readaptar o corpo e recuperar o ritmo

Emagrecimento

Especialista em emagrecimento revela três benefícios da perda de peso que vão além dos fatores estéticos. Ganhos podem servir de motivação