Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

3 perguntas para Garret Doherty

A Sport Life conversou com o corredor Garret Doherty para conhecer um pouco mais sobre a modalidade que ele é campeão mundial: a corrida de costas

Foto: Bryan Meade

Garret Doherty era um cidadão comum, até que um dia decidiu correr de costas pelo parque. Resolveu levar a sério a inusitada prática e hoje é campeão de várias corridas reversas. Segundo Doherty, quem corre de costas atinge, no máximo, 75% da velocidade comum de quem corre para frente. Mesmo com essa aparente desvantagem, completou em 1h39min uma meia-maratona de costas, visto que um corredor amador faz por volta desse tempo em uma prova comum nessa distância.
Uma dúvida que paira no ar para muitos é: como ele não cai fazendo isso? No início de seu treinamento, Garret corria com seu pai como guia para evitar acidentes na rua. Mas no Campeonato Mundial, Retro Running World Championship, por ser pensado para essa modalidade, não oferece riscos de obstáculos para os competidores. Dessa forma, ele vai sem medo e guiado pelos sentidos até o final do percurso.

 

Foto: Acervo pessoal

Foto: Acervo pessoal

Você já corria antes de começar a corrida reversa? Como você conheceu esse tipo de corrida?

Sim, eu já corria. Participei de cross country na escola, fui melhor na corrida de uma milha (1,6 km) do que na de 100 metros! Já tinha feito uma maratona e muitas meia maratonas antes que de começar a correr de costas. Me deparei com a corrida reversa na Primavera de 2009, primeiro dia ensolarado decente do ano. Eu estava correndo no parque sem camisa, e fui a uma parte o sol não estava brilhando por causa das árvores altas, então naquela sombra aconteceu de eu virar e ficar com o Sol na minha frente. Comecei a correr para trás, primeiro eu notei o fascínio das pessoas e achei que estava acontecendo algo; mas continuei, e em seguida, todas as crianças estavam perguntando sua mães: “o que ele está fazendo?” “Por que ele está correndo para trás?”. Desde então eu já estive em muitas escolas para ensinar sobre a retro corrida e contando sua história e filosofia.

 

Como você faz para não desequilibrar enquanto você está correndo?

Nós começamos a usar os nossos sentidos completos, noção de espaço, visão periférica, audição e tudo isso potencializado nos ajuda a melhorar cada vez mais nas provas. O corpo começa a se adaptar ao novo estilo e com a prática a sua torna-se mais confortável e agradável.

 

Como você se preparou para sua primeira corrida de costas?

Logo que eu descobri que havia um campeonato mundial de corrida reversa, eu só tinha corrida de costas por alguns meses. Eu só podia correr uma vez a cada 10-14 dias no início, porque minhas panturrilhas estavam doloridos de estar apoiando a parte dianteira do pé todo o tempo, por estar de costas. Então eu decidi que iria fazer a meia maratona como preparação, que quase me matou! Exatamente um mês mais tarde eu corri uma retro corrida completa, totalmente para trás e sem parar.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Opção que ajuda manter o efeito real de uma refeição balanceada

Saúde

Os colaterais do medicamento podem ser extremamente perigosos para a saúde

Saúde

Opções que ajudam até em casos graves de desvios posturais

Saúde

Outra tese que reforça o trabalho diário da saúde mental

Saúde

Não extrapole no consumo para obter os benefícios desse fruto

Saúde

É a constância que ajuda na conquista de objetivos

Advertisement

Você também vai gostar

Corrida

Recomendações que ajudam a criar a relação de paixão com as pistas

Corrida

Muitos definem a corrida como “exercício do prazer”

Corrida

A checagem do treino diário vai te guiar na conquista dessa meta

Corrida

A corrida exige muitos cuidados para prática segura