5 razões para manter o feijão em seu cardápio

A leguminosa possui vários benefícios para a saúde. Confira!

Feijão preto
Foto: Shutterstock Images

O feijão, junto com o arroz, é um ingrediente tradicional na culinária brasileira. A leguminosa possui vários formatos – carioca, branco, preto, entre outros – e é consumida de diversas formas. Além disso, o feijão é rico em nutrientes e tem diversos

Feijão preto

Foto: Shutterstock Images

para a saúde! Confira alguns:

1 – Ajuda na luta contra o envelhecimento

A feijoada pode retardar o envelhecimento, assim como o vinho. O responsável por isso é o resveratrol, a substância milagrosa encontrada também em alguns feijões, como o preto. O ingrediente ajuda a prevenir danos no material genético (DNA) responsável pelo envelhecimento. Só não vale caprichar na gordura da feijoada!

2 – Reduz colesterol e gordura corporal

Em estudo americano, 35 homens obesos foram divididos em quatro grupos. Um teve uma dieta rica em feijões por oito semanas. Esse grupo apresentou não apenas melhorias na saúde, mas também perda de gordura corporal e redução do colesterol e da pressão arterial.

3 – Regula a pressão arterial

Estudos mostraram que o grão, particularmente o preto e o rajado, é capaz de reduzir a pressão sistólica (o número maior, quando você mede a sua pressão) e a diastólica (o número menor).

4 – Rico em antioxidantes

Você já sabe que frutas como o mirtilo, entre outras, além do chá verde, são campeãs de antioxidantes, substâncias que combatem os radicais livres. Pois saiba que alguns tipos de feijão, caso do azuki e do mungo, têm tanto ou mais antioxidantes do que aqueles alimentos. Esses feijões têm ainda um tipo único de antioxidante, chamado alfa-glicosidase, que contribui para o emagrecimento

5 – Combate fungos

Alguns compostos presentes em feijões, como acontece com o branco, já se mostraram excelentes no combate a fungos, ajudando a prevenir infecções causadas por leveduras.

+Veja também: Os benefícios dos alimentos anti-inflamatórios

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você