7 dicas para estrear bem nos 5 e 10 km

Especialista dá dicas para quem vai correr nessas distâncias

Pessoas amarrando tênis
Foto: Shutterstock Images
Pessoas amarrando tênis

Foto: Shutterstock Images

Você vai fazer sua primeira corrida e ainda tem dúvidas sobre a preparação? Não se preocupe. A Sport Life Brasil conversou como diretor e treinador da BH Race Iuri Lage, que deu dicas para quem for participar de corridas de 5 e 10 km:

1 – O aquecimento é muito importante. Algumas pessoas não gostam de fazer um aquecimento muito demorado, por outro lado, outros gostam de aquecer bastante. É recomendável aquecimento entre 6 e 20 minutos; menos de 6 minutos é muito pouco, e mais de 20 minutos é demais. Dar 3 ou 4 tiros de 50 m durante o aquecimento pode ajudar antes da largada.

2 – Chegue cedo. Pegar um lugar legal nessas provas é importante, pois elas costumam ficar muito cheias e isso pode atrapalhar seu ritmo de prova durante a largada.

3 – Posicione-se na frente. Junto com os corredores mais rápidos você tem espaço para imprimir seu ritmo.

Atleta correndo

Foto: Shutterstock Images

4 – Chegue na corrida com um ritmo pré estabelecido. Baseando-se no que você fez em seus treinos, pode imaginar e traçar seu ritmo ideal para a prova.

5 – Não é necessário beber muita água. Principalmente se estiver frio, caso faça calor, recomendo 200 ml de água antes da largada, caso sinta sede a partir dos 6 km (ou 3, no caso de ser uma prova de 5 km), pode beber um ou dois copos de água.

6 – O gel de carboidrato não é necessário para provas quem duram menos que 1 h. Se a corrida durar mais de tempo e o atleta quiser tomar o gel, beba junto com a água para que ele fique mais palatável.

7 – Procure fazer o mesmo ritmo de prova. Até o quilômetro 7 (ou 3, no caso de uma prova de 5 km), tente não variar muito, depois pode começar a apertar o passo se quiser.

Texto: Gabriel Gameiro

+Veja também: Treino para baixar o tempo nos 5km

+9 dicas para aumentar sua economia de corrida

+Dicas de corrida: postura e fortalecimento

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você